Estamos em tempos muito peculiares, muito diferentes do que conhecemos ao longo da vida. Têm sido dias, semanas e meses desafiantes, que muito exigem da nossa capacidade de adaptação. Mesmo a época de Natal, não será como habitual, com as famílias mais reduzidas, mais separadas. Mas tudo isto vai passar, e que passemos bem esta provação e cresçamos com ela.
Boas festas e coragem
Eco-Trocas Famalicão: um grupo de partilha em crescimento!

Iniciada a contagem decrescente para o Natal, fazemos votos que este espírito de partilha, que vem sendo alimentado ao longo do ano, continue vivo e mantenha unid@s, tanto aos membros existentes quanto aos novos que se queiram juntar.
Continuação de boas Eco-trocas!
Sessão Ambientar-se - Pateiras do Ave 13 nov
Conhece a Pateiras do Ave - Paisagem Protegida Local , ali para os lados de Fradelos? Pois venha saber mais, já que será o tema da próxima sessão Sessão AMBIENTAR-SE:
Pateiras do Ave: A paisagem ao serviço dos famalicenses
- no dia 13 de novembro às 21h
- na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão (pequeno auditório).
É um projeto que se pretende participativo e nesta sessão vamos explorar como os Famalicenses podem contribuir para o seu desenvolvimento, nomeadamente através da participação na consulta pública que se vai realizar ainda durante este ano.
Entrada livre e gratuita, até à lotação da sala. Pedimos que cheguem 15 min antes, pois começará exatamente às 21h, já que a Casa das Artes terá de encerrar às 22h30 e não se pode circular depois das 23h, devido à situação pandémica.
Remoção de invasoras no Trilho das Minas (resumo)
Dada a limitação do número de pessoas devido à pandemia, a atividade, organizada pelo Grupo Ambiente desta associação, dirigiu-se a sócios e amigos, tendo participado 13 pessoas.
Fica aqui o testemunho de Joaquim Sampaio, o sócio que organizou este evento:
«A atividade de hoje correu lindamente. A chuva que parecia querer ameaçar às 9 horas, desapareceu logo de seguida. Estivemos 13 participantes, organizados em grupos de três ou quatro elementos, respeitando o distanciamento, usando máscaras e cumprindo com a determinação do último Conselho de Ministros. E estávamos no monte, no meu de ninguém, com um ar fresco e puro.
Cumprimos os três desafios: localizámos as invasoras para mapear; divulgámos e sensibilizámos para esta problemática; erradicámos, através do arranque, corte e descasque.
Fomos mais além. Discutimos o ordenamento deste território. Vamos promover berçários de plantas autóctones (carvalho, sobreiro, castanheiro...); vamos falar com proprietários junto ao trilho para negociar programas de reflorestação; vamos ver a possibilidade de termos uma parcela (comodato), relativamente pequena, que possa servir de ensaio e de modelo a replicar pelos proprietários; Vamos contactar o proprietário da pocilga (Carnes Seara) e ver a possibilidade de comodato ou de venda, para reflorestação; vamos falar com o Presidente de Junta de Outiz-Cavalões-Gondifelos para remover (mais uma vez) o lixo e recolocar a placa «Proibido Deitar Lixo». Temos de voltar para continuar a erradicação de invasoras. Fizemos muito, mas temos ainda muito para fazer.
Foi ainda proposto fazermos uma parceria com a Câmara Municipal, para participarmos na reflorestação daquele espaço.
Invasores identificadas: cortaderia selloana (erva-das-Pampas), acacia melanoxylon, acacia longifolia e hakea sericea (háquea espinhosa).
Foi uma manhã fantástica e inspiradora.»
Joaquim Sampaio, 17/10/2020
ECOnnect Portugal - Plataforma Online de Economia Circular
A Associação Famalicão em Transição tem o prazer de anunciar o nosso apoio ao projeto ECOnnect Portugal, uma futura plataforma online de economia circular direcionada a cidadãos e profissionais ligados à área da sustentabilidade.
Esta plataforma, da responsabilidade da Filipa Gouveia e do Yorick Viche, é financiada pelo StartUp Voucher (IAPMEI), estando a ser desenvolvida com o acompanhamento da incubadora Made In de Famalicão.
São estes os objetivos a que se propõe a ECOnnect Portugal:
- Mapear todas as empresas, organizações e projetos locais com diferentes soluções circulares (c omo, por exemplo, compostagem, aluguer, reparação, upcycling, venda de artigos em segunda mão);
- Concentrar numa só plataforma todas as soluções circulares para os diferentes tipos de desperdício que geramos no nosso dia-a-dia (alguns exemplos: excedentes têxteis, mobília, eletrodomésticos, brinquedos, alimentos e resíduos orgânicos);
- Facilitar a conexão entre cidadãos, empresas e organizações. Através da plataforma os utilizadores vão poder interagir entre si de forma a conseguir alugar, comprar/vender em segunda mão, dar, trocar, reparar, entre outros. Assim, os recursos identificados poderão ser reaproveitados por outros utilizadores que estejam geograficamente próximos;
- Promover a troca de conhecimentos e aprendizagem entre utilizadores e profissionais bem como a divulgação de eventos formativos ligados à sustentabilidade e economia circular.
A plataforma está em fase de construção e vai ser testada nos primeiros meses de 2021, no Município de Vila Nova de Famalicão.
Neste momento, a melhor maneira de ajudar este projeto, será
responder a um dos 3 tipos de questionários disponíveis:
- Cidadãos - https://forms.gle/PVHgYZJjELEXurZEA
- Empresas - https://forms.gle/Ra5uD7x3mPVsTYjm8
- Eco Empowers* - https://forms.gle/vNW6vVp6mgc221xW7
*
Designação dada a pessoas que trabalham proativamente em prol da divulgação da
sustentabilidade/economia circular
Podem ir seguindo o desenvolvimento da ECOnnect Portugal
através das redes sociais:
Instagram - https://www.instagram.com/econnect.portugal/
Facebook -
https://www.facebook.com/ECOnnectPortugal/
Através da ECOnnect Portugal todos poderão aproximar-se da sua comunidade, cooperando na gestão sustentável dos recursos já existentes. Estamos todos juntos nesta transição para um futuro circular!
Remoção de plantas invasoras no Trilho das Minas
A Associação Famalicão em Transição participa na 1ª Semana Nacional para as Espécies Invasoras com uma atividade no dia 17 de outubro de manhã.
Ação de remoção de plantas invasoras no Trilho das Minas 17/10/2020, sábado, das 9h00 Às 13h00 local: Rua Alto da Senra, Cavalões, Vila Nova de Famalicão (41.415337, -8.583539)
Mais informação / inscrições: afetra.inscrever@gmail.com e site Invasoras.pt
Ambientar-se 16/10 "Wasted Waste"
É, também, sobre quem luta contra este desperdício e tenta despertar consciências, sensibilizar e alterar para a necessidade de mudar o paradigma.
Realizado e produzido por: Pedro Serra.
1ª Semana Nacional sobre Espécies Invasoras (SNEI)
De 10 a 18 de outubro de 2020 decorrerá a 1ª Semana Nacional sobre Espécies Invasoras (SNEI). Esta semana, promovida pelo Projeto Invasoras, pretende ajudar a sensibilizar para o grave problema das espécies invasoras que tanto ameaçam a biodiversidade (e mesmo economia) do nosso país.
A Associação Famalicão em Transição faz parte das entidades que apoiam esta iniciativa.
A luta contra as invasoras começa por conhecer estas espécies. Informe-se e divulgue. Obrigada.
Abaixo transcreve-se o email de divulgação recebido.
«Escrevemos para fazer um convite e um pedido.
As espécies invasoras são uma das principais ameaças à biodiversidade a nível global, mas grande parte dos cidadãos desconhece esta ameaça ambiental. Não temos conseguido fazer chegar o problema ao grande público! E, porém, os cidadãos facilmente contribuem para agravar as invasões biológicas, ou, pelo contrário, também podem ajudar a mitigá-las. É por isso crucial aumentar a sensibilização sobre este tema! Com esse objetivo, estamos a promover a 1ª Semana Nacional sobre Espécies Invasoras (SNEI), que decorrerá de 10 a 18 de outubro.
A iniciativa conta com a participação de mais de 50 entidades, entre entidades públicas e privadas, associações, grupos informais, etc., que no seu conjunto organizam durante esta semana mais de 90 actividades, a decorrer de norte a sul do continente e ilhas dos Açores e Madeira. Muitas actividades são online, permitindo a participação à distância. Entre as actividades incluem-se acções de controlo de espécies invasoras no terreno, palestras, cursos de formação, workshops, vídeos, percursos pedestres para mapeamento de espécies invasoras, etc.
Qual é então o convite? E o pedido?
Convite - explore as atividades e inscreva-se na(s) que preferir.
Pedido - reencaminhe esta mensagem para os seus contactos ou partilhe nas redes sociais.
Junte-se à SNEI e contribua para divulgar este problema ambiental a mais cidadãos. Vamos pôr Portugal a falar de Invasoras!
Qualquer dúvida ou questão, por favor, contactem-nos.
Mais informação SNEI: https://www.invasoras.pt/pt/
Lista de actividades SNEI (em actualização): https://www.invasoras.pt/pt/
Nas redes sociais: https://www.facebook.com/
Até breve,
Hélia Marchante, Pela equipa das Plantas Invasoras em Portugal - Invasoras.pt, Escola Superior Agrária • Instituto Politécnico de Coimbra, Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet, Bencanta • 3045-601 Coimbra • Portugal
Selo Visão 25 para o projeto Eco-Trocas

Encontro Eco-Trocas 26/9/2020
Mobilização Climática Global - 25/9/2020
Porque mais do que nunca precisamos nos unir para mitigar as alterações climáticas das quais já sofremos os efeitos, a Associação Famalicão em Transição apoia a Mobilização Climática Global, dia 25 de Setembro de 2020
«Vivemos uma pandemia, mas a crise climática continua a ser tão gritante como era antes. Depois das mobilizações de 2019 e dos protestos de 2020, continua a não se verificar uma resposta suficientemente ambiciosa face à ameaça iminente da crise climática. O tempo está a esgotar-se.

AFeTra contra o acordo UE-Mercosul
A Associação Famalicão em Transição (AFeTra) assinou o apelo contra a ratificação do acordo UE-Mercosul. Porque defendemos os direitos humanos, designadamente dos povos indígenas da América do Sul, porque estamos preocupados com as alterações climáticas, porque somos contra a queima da Amazónia, porque defendemos as pequenas empresas, os trabalhadores, a saúde e o ambiente.
«O acordo entre a União Europeia e os países membros do Mercosul – a Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai – foi assinado a 28 de Junho de 2019, mas ainda carece de ratificação. No Conselho da União Europeia o governo português terá a possibilidade de votar a favor ou contra a ratificação deste acordo.
Consideramos que o acordo comercial entre a União Europeia e os países membros do Mercosul não deve ser ratificado, e como tal apelamos ao Governo Português que vote contra a ratificação do acordo no Conselho da União Europeia.
O acordo não deve ser ratificado pelas seguintes razões:»
Veja na fonte em: TROCA - Plataforma por um comércio internacional justo
Continuando a sonhar
Cada um contribui na medida da sua disponibilidade, mas alguns sócios e amigos têm sido inexcedíveis. Obrigada a tod@s os que têm ajudado a construir este sonho coletivo, e um agradecimento especial aos incansáveis. Bem hajam!
Aqui fica mais um pequeno vídeo e algumas fotos da jornada deste domingo de manhã, dia 13 de setembro de 2020. Mais fotos em: https://photos.app.goo.gl/HFw7SrnUPp9ZKtGJ6
Oh’Rolha

É sobretudo, a preservação de uma boa memória, daqueles bons momentos. Reutilizando.
Tem guardada em casa uma garrafa ou outro objecto especial? Quer dar-lhe uma nova vida? É para isso mesmo que surgiu o projeto Oh’Rolha, para renovar e depois relembrar ou recordar. Reutilizando.

Seja uma garrafa com que brindou numa ocasião especial, seja um garrafão para vinho fino que fez inúmeras viagens entre Foz Côa e Famalicão e que ficou com a asa partida, o destino não tem que ser necessariamente o vidrão, ambos podem ser transformados em candeeiros, ganhando uma nova funcionalidade, prática, decorativa e acima de tudo, útil. Reutilizando.
Quem estiver familiarizado com os 3 R’s, saberá da necessidade de que antes de reciclar, há que reduzir e reutilizar.
Este projeto, do nosso associado António Brilhante, teve a sua primeira apresentação no Mercadinho da Primavera de 2019. Desde então a sua criatividade já se estendeu à reutilização e valorização através do upcycling, de outros materiais como rolhas, caricas, molduras e CDs, evitando que os mesmos sejam descartados e possibilitando-lhe uma segunda vida, porque o descartável não tem memória, nem uma história para contar. Reutilizando.
É tão bom sonharmos juntos!
Associação Famalicão em Transição - 4º aniversário
Embora o grupo informal Famalicão em Transição exista e desenvolva atividades desde 2011, no dia 25 de agosto de 2016 foi formalizada a Associação Famalicão em Transição. Por isso hoje completamos 4 anos da associação.
Assinalamos este 4º aniversário com a notícia de que já temos local para a nossa sede! A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão cedeu-nos, através de contrato de comodato, o edifício da antiga Escola de Bente, na União de Freguesias de Carreira e Bente.
Após um período atípico devido à pandemia, estamos a preparar o espaço para que possa ser utilizado quer como a nossa sede quer como o local onde se vão desenvolver alguns dos nossos projetos.
Agradecemos desde já à Câmara Municipal pela cedência do espaço, e União de Freguesias de Carreira e Bente por todo o apoio que nos tem dado.
Agradecemos também a todos os associados e amigos que têm ajudado ou de alguma forma contribuído para a limpeza e reparação do espaço.
Em breve daremos novidades mais concretas sobre o local e os projetos! Entretanto, convidamos a saber mais sobre nós, sobre o que queremos e o que nos motiva! Ver em "O que nos move"
Reunião de sócios AFeTra 31 de julho 2020
- - o grupo de trabalho da Educação continua a preparar o arranque de uma comunidade de aprendizagem;
- - o grupo Economia Circular teve de adiar e cancelar o Workshop de Upcycling (por falta de inscrições), mas continua a dinamizar com sucesso o grupo de trocas do facebook, o ECOTROCAS;
- - o grupo de trabalho Ambiente organizou mais uma atividade de reconhecimento e limpeza do trilho das minas
- - e o grupo Escola de Bente continua a preparar, limpar e projetar a nossa nova sede, a Antiga Escola de Bente.
- 1) plano de trabalhos para limpeza da sede
- 2) preparação campo de trabalho voluntários ( última semana agosto)
- 3) apresentação projeto comunidade de aprendizagem
- 4) preparação do dia de aniversário AFeTra
- 5) outros assuntos (se houver tempo)
Transformar a Educação: os princípios e a metodologia da Escola da Floresta
Inscrição: https://forms.gle/fAHYubBjGHjAb9he8
OBS: As inscrições são limitadas a 100 participantes, por limitações da plataforma ZOOM.
Workshop de Upcycling (nova data e local)
"Reutilizar antes de Reciclar"
com Oh Rolha
Já temos a data final para este workshop, promovido pela Associação Famalicão em Transição em parceria com o projeto "Oh Rolha – Upcycling”, onde vai poder fazer o seu próprio candeeiro, com a ajuda do facilitador António Brilhante, reutilizando garrafões de vidro, que deixaram de cumprir a sua função de transporte, e descobrir que é possível haver mais vida e mais história para contar, antes destes irem para o vidrão.
Este workshop está inserido no ciclo “Conscientemente” onde se promovem práticas de transição para um consumo mais sustentável e de promoção da Economia Circular, que assenta nos 3 R’s, sendo que é da máxima importância respeitar a ordem do Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
CONTEÚDOS: Apresentação do conceito upcycling. Conhecer os materiais. Aplicação e montagem de um candeeiro. Ensaios e acabamentos finais.
Formação: “Reutilizar antes de Reciclar”
Nova data: 27 de junho 2020
Hora: 14h30 às 17h00
Local: Antiga Escola Primária de Bente, VN Famalicão
Organização: Associação Famalicão em Transição
Facilitador: António Brilhante
Parceria: Oh Rolha
Inscrições (limitadas) em: goo.gl/hpXtii
Valor: 15 euros (sócios Famalicão em Transição: 12 euros) - inclui candeeiro finalizado, com furação e material eléctrico.
Informações: afetra.inscrever@gmail.com
Ambientar-se no Dia Mundial do Ambiente
- AREA -Associação Amigos do Rio Este,
- Associação Famalicão em Transição,
- H2Ave - Associação Movimento Cívico para a Dinamização e Valorização do Vale do Ave,
- VENTO NORTE - Associação de Defesa do Ambiente e Ocupação dos Tempos Livres,
- YUPI - Associação para o Desenvolvimento Local.
A moderação estará a cargo da Equipa do Parque da Devesa.
Filme a debate: Os Doze
Ver em: https://vimeo.com/374476997
Sinopse: 12 líderes espirituais, com sabedorias ancestrais, reúnem-se em Nova Iorque (2017), a convite da ONU. Cada um deles representa uma força, uma qualidade que, conjugada com a dos outros, mostra-nos um caminho para um futuro e um mundo melhor.
Comum a todos, é o facto de defenderem uma relação de maior proximidade e amor com a “mãe Natureza”, que deve ser escutada, acarinhada e respeitada.
Nota: Pressupõe-se que no dia da sessão todos os presentes já tenham assistido ao filme.
O Debate em formato digital irá acontecer na plataforma Zoom, com participação gratuita mediante inscrição obrigatória através do formulário goo.gl/tNamg6 até 4 de junho às 18h00 (ou através do email: parquedadevesa@famalicao.pt.)
Já falou do grupo Eco-Trocas aos seus amigos?
Para haver ainda mais escolha, precisamos de mais membros, mais oferta. Por isso lhe pedimos para que convide os seus amigos para este grupo e convide-os a destralhar.
Como destralhar?
Quando tem um objeto, uma roupa não é usado(a) durante um ano, pode crer que provavelmente não ira usar mais… Destralhe!
Lembre-se da importância da economia circular, particularmente neste período favorável às trocas…
Toca a trocar! Toca a partilhar a informação!
Junte-se ao "Eco-Trocas Famalicão" e dê uma nova vida ao que tem parado na sua casa, através desta economia de partilha. Inscreva-se aqui: https://www.facebook.com/groups/648985185848263/
Catálogo de Parceiros AFeTra
Esta iniciativa do grupo de Economia Circular deriva do atual estado de emergência, sendo a forma que encontramos, como movimento associativo e de transição para um consumo mais sustentável, local e nacional, de dar a nossa contribuição para ajudar a dinamizar e manter a atividade destes pequenos negócios ou projetos nestes tempos complicados.
Faça também bom uso das suas redes sociais para ajudar a divulgar marcas e projectos que sempre apoiou:
- Segue conteúdo que acha útil e que é disponibilizado gratuitamente? Agradeça fazendo like, deixando um comentário e recomendando aos amigos.
- Partilhe aquela página/post que adora, para que a sua rede de amigos saiba que aquela marca/loja está em atividade.
- Ao receber uma encomenda, partilhe uma foto ou um vídeo nas redes sociais, identificando a marca.
Mapa do Consumo Sustentável em Famalicão (2020)
![]() |
Este evento pretendeu dar a conhecer ao consumidor em geral, alternativas mais ecológicas e soluções práticas, fáceis de implementar na sua rotina do dia-a-dia, bem como os benefícios que estas simples trocas acarretam para o equilíbrio da sustentabilidade dos nossos três campos de ação: o ambiental, o pessoal e o económico.
- Reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
- Garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante e consciencialização para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza.
- Desenvolver e implementar ferramentas para monitorizar os impactos do desenvolvimento sustentável para o turismo sustentável, que cria emprego, promove a cultura e os produtos locais.
Centro comunitário para a transição


- Pessoas que queiram integrar a equipa de projeto e de terreno ("É preciso uma aldeia para educar uma criança".
- Profissionais da área da educação (formal e não formal) que se revejam neste modelo de educação integral.
- Pessoas com gosto/sensibilidade pela área da sustentabilidade local, permacultura, economia circular.
- Pais, mães, outros membros da comunidade com interesse em integrar este projeto enquanto família(s) colaborantes.
- Crianças (dos 5 aos 10 anos), cujas famílias aceitem participar num projeto educativo com especial ênfase na relação, liberdade e acolhimento.
