Mapa do Consumo Sustentável em Famalicão (2020)


No rescaldo da segunda edição do Mercadinho da Primavera, deixamos aqui a atualização do mapa "Famalicão Sustentável 2020”. 

Este evento pretendeu dar a conhecer ao consumidor em geral, alternativas mais ecológicas e soluções práticas, fáceis de implementar na sua rotina do dia-a-dia, bem como os benefícios que estas simples trocas acarretam para o equilíbrio da sustentabilidade dos nossos três campos de ação: o ambiental, o pessoal e o económico.


Tendo a Associação Famalicão em Transição várias áreas de ação, o Grupo Economia Circular organiza um conjunto de eventos e projetos, dedicados aos temas: Comércio justo, sustentável e de circuitos curtos; Alimentação saudável e sustentável e Promoção da saúde e bem-estar integral.

As atividades, desenvolvidas pelo Grupo EC, vêm dar resposta às metas definidas pelos 17 #ODS - Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, no contexto da Agenda 2030 (ONU) adotada por 193 países.


No âmbito dos Mercadinhos, que pretendem dar a conhecer alternativas para uma melhor transição para um consumo mais consciente e mais sustentável, destacamos o 12º ODS, que trata da Produção e Consumo Sustentáveis, tendo como objetivos, até 2030:
  • Reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
  • Garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante e consciencialização para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza.
  • Desenvolver e implementar ferramentas para monitorizar os impactos do desenvolvimento sustentável para o turismo sustentável, que cria emprego, promove a cultura e os produtos locais.

Sem comentários:

Enviar um comentário