Responsabilidade ambiental

A Associação Famalicão em Transição é uma associação sem fins lucrativos formalizada em 25 de agosto de 2016. Não sendo propriamente uma associação de defesa do ambiente,  tem como base transversal de intervenção a proteção do ambiente, como se denota pelos seus objetivos principais:
Imagem daqui obtida aqui

  • Mudar progressivamente os comportamentos no sentido de uma vida mais sustentável e em sintonia com a natureza e a comunidade. 
  • Promover a reflexão e consciencialização sobre a necessidade de contribuir individualmente e em comunidade para um futuro sustentável e resiliente, e para a preservação da natureza e qualidade ambiental. 
  • Promover e envolver a população local em atividades destinadas a fornecer ferramentas e conhecimentos sobre vivências mais sustentáveis e menos consumistas, contribuindo para a relocalização da economia. 
  • Fomentar a partilha e a inclusão de todas as faixas etárias e sociais da comunidade de forma ativa, criativa, contributiva e dignificante.

Assim, a  responsabilidade ambiental está no ADN desta associação, através de atividades que promovem uma vida mais sustentável e em harmonia com a natureza, tais como:

  1. Não utilização  de produtos descartáveis, mesmo em eventos com alimentação. Ver o exemplo do Mercadinho da Primavera (copos reutilizáveis, com taxa retornável de 1€, para servir as bebidas, com desconto no preço para quem trouxesse o seu próprio copo; Guardanapos de panos e toalhas para mãos, disponíveis nos WC; Loiça reutilizável e talheres de bambu; Comida, sobremesas e frutas caseiras; Estação de reciclagem e 2 baldes de resíduos orgânicos entregues para compostagem, ao nosso parceiro, Reciclagem Orgânica)
  2. Atividades de limpeza de rios e plantação de árvores em parceria com escolas e outras entidades, como por exemplo as ações de Monitorização do Rio Pelhe.
  3. Nas inscrições em workshops e outras atividades, há o cuidado de verificar  de onde vem as pessoa para posteriormente avisar da possibilidade de partilha de automóvel ou esclarecer sobre transportes públicos.
  4. Promovemos a economia circular através de mercados e segunda mão ou trocas. A Troca de Sementes de Famalicão, sem o recurso a dinheiro, já vai para a 10ª edição. O Grupo Eco-Trocas já deu vida muitos objetos que de outra forma teriam ido para o lixo.
  5.  Apoiamos e divulgamos os projetos Sábio e Reciclagem Orgânica, para que os restos orgânicos domésticos se transformem em fertilizante natural.
  6. As nossas atividades, workshops, formações são maioritariamente em temas relacionados com a sustentabilidade.

Página atualizada em:  8/6/2020

Sem comentários:

Enviar um comentário