Projeto SÁBIO - aproveitar os resíduos orgânicos domésticos

Já arrancou o projeto piloto "SÁBIO Sustentabilidade Ambiental Biológica" no centro urbano de Vila Nova de Famalicão, um projeto que visa reduzir o desperdício de matéria orgânica, através da recolha seletiva e produção de adubo natural.

Este projeto, iniciativa de Paulo Lima, conta com o apoio da Associação Famalicão em Transição, e é um bom indício de que estamos no caminho de uma comunidade mais sustentável e com economia verdadeiramente circular, transformando "lixo" em recursos!


O sistema funciona com a separação de matéria orgânica e recolha porta-a-porta ou em pontos de recolha específicos. Os resíduos são transformados em adubo natural (composto) através de um sistema misto de compostagem aeróbia e vermicompostagem.  Com um sistema rotativo de baldes, os resíduos são separados de acordo com a tabela ao lado, são recolhidos, pesados e atribuídos pontos ao participante.  Esses pontos, serão numa fase posterior, convertidos em produtos biológicos.

«O projecto SÁBIO assenta numa visão de sustentabilidade ecológica com uma preocupação ambiental, social e económica numa sociedade em transição, que percebeu da necessidade de mudança. Desta forma pretendemos criar novos conceitos para uso racional dos recursos.

Muito se tem feito na recolha selectiva - hoje, separar os nossos resíduos é reconhecido como um dever. Apesar disso, todos temos a consciência que parte do lixo que acaba em aterro, representa um desperdício de recursos. Assim é necessário ir mais além no esforço e na procura de soluções.

Com o projecto SÁBIO queremos dar um novo passo e transformar pequenos gestos, num potencial colectivo. Propomo-nos produzir adubo orgânico natural a partir dos seus resíduos domésticos e premiamos a sua participação com o acesso a produtos biológicos da região em condições muito vantajosas.»

Fonte e mais informações em: https://www.sabio.online/

O SÁBIO foi apresentado pela primeira vez no dia 18 de fevereiro, no Parque da Devesa, no âmbito do Workshop "Matéria Orgânica Doméstica: Como Valorizar?", dinamizado pela Nova Acrópole Famalicão, que também apoia o projeto (foto à esquerda). 

Também na 6ª Troca de Sementes de Famalicão, dia 12 de março, o Sábio esteve representado, prestando informações aos interessados (fotos à direita).

Pré-inscrições para o projeto piloto em: https://www.sabio.online/new-page, (na fase inicial, só estará disponível em determinadas zonas de Famalicão)

Página Facebook do SÁBIO: https://www.facebook.com/sabiosolos/

Sem comentários:

Enviar um comentário