Uma nova educação fervilha em Famalicão!

Cerca de 300 pessoas encheram o auditório da CESPU no dia 7 de março, na palestra "Escolas Inovadoras" com o Professor José Pacheco, organizada pela Associação Famalicão em Transição. Foi a terceira sessão do ciclo "Educação em Transição" preparado pelo grupo de trabalho da Educação.

José Pacheco, é mestre em Ciências da Educação e foi o idealizador da Escola da Ponte, que coordenou de 1976 a 2011, escola que se destaca pelo projeto educativo que se baseia nos valores da autonomia, solidariedade, responsabilidade e democraticidade; atualmente, encontra-se a desenvolver projetos educativos no Brasil com a mesma filosofia.

Numa palestra interativa com o público, José Pacheco falou de educação sem aulas mas com projetos, sem muros, mas com respeito, sem padronização, mas com participação, falou-se numa escola democrática nos seus processos de gestão que respeita diferentes ritmos e inteligências. Foram apresentados casos no Brasil de comunidades educativas com projetos inovadores pensados por e para todos, com modelos construídos de maneira coletiva e democrática e diversos ambientes participativos onde educadores e educandos tomam juntos as decisões e definem o dia a dia e o futuro da escola.

A palestra terminou com o convite lançado pelo professor a todos os presentes: Conhecer, aprofundar e colaborar no projeto educativo da escola com quem tenhamos relação, constituir núcleos de projeto para promover a mudança gradual.
A Associação Famalicão em Transição, através do Grupo Educação, está disponível para integrar estes núcleos de projeto, assim seja a vontade dos cidadãos, pais, professores.

Afinal, é preciso uma comunidade para educar uma criança.

A Associação Famalicão em Transição agradece ao Professor José Pacheco, ao Grupo Educação todo o empenho e trabalho no desenvolvimento deste evento, bem como o apoio da CESPU, do Pelouro de Educação do Município, e de vários voluntários, entre os quais Tomás Pedro da TP-vision Photography que fotografou o evento. Algumas delas ficam aqui como registo, podem ver outras na página do Facebook (aqui).


  



Sem comentários:

Enviar um comentário