Pretende educar a população acerca do tratamento responsável dos resíduos, e que não só é possível reciclar, vidro, papel e metal.
Como tal, são recolhidos os resíduos orgânicos domésticos, que posteriormente são transformados em fertilizantes naturais e orgânicos por meio da compostagem.
Depois voltam a ser introduzidos nos solos para ajudar a estabilizar os valores nutricionais da terra, para que possam crescer de forma natural e saudável, tanto legumes como frutas, que por sua vez entram de novo no ciclo sendo as suas cascas recolhidas e decompostas mais uma vez.»
Emanuel Figueiredo, da freguesia de Lousado, concelho de Vila Nova de Famalicão, onde procede à recolha de resíduos para o seu projeto “Reciclagem Orgânica”, junta-se assim ao projeto SABio, na senda da redução do desperdício e do aproveitamento do composto em Famalicão.
O caminho para o "Lixo Zero" é uma importante faceta da Transição, e neste caminho para o consumo sustentável, o que não podemos recusar, reduzir, reutilizar ou reciclar, então vamos compostar!
Como produtos finais, o composto - fertilizante sólido, e o fertilizante líquido, são matérias primas de grande valor para a agricultura natural e livre de químicos!
Saibam mais sobre o projeto "Reciclagem Orgânica" em:
- Facebook: https://www.facebook.com/reci.organica/
- Instagram: https://www.instagram.com/reciclagem.organica/
Sem comentários:
Enviar um comentário