ECOnnect Portugal - Plataforma Online de Economia Circular

 

A Associação Famalicão em Transição tem o prazer de anunciar o nosso apoio ao projeto ECOnnect Portugal, uma futura plataforma online de economia circular direcionada a cidadãos e profissionais ligados à área da sustentabilidade. 

Esta plataforma, da responsabilidade da Filipa Gouveia e do Yorick Viche, é financiada pelo StartUp Voucher (IAPMEI), estando a ser desenvolvida com o acompanhamento da incubadora Made In de Famalicão.


São estes os objetivos a que se propõe a ECOnnect Portugal:

  •        Mapear todas as empresas, organizações e projetos locais com diferentes soluções circulares (c omo, por exemplo, compostagem, aluguer, reparação, upcycling, venda de artigos em segunda mão);
  •         Concentrar numa só plataforma todas as soluções circulares para os diferentes tipos de desperdício que geramos no nosso dia-a-dia (alguns exemplos: excedentes têxteis, mobília, eletrodomésticos, brinquedos, alimentos e resíduos orgânicos);
  •         Facilitar a conexão entre cidadãos, empresas e organizações. Através da plataforma os utilizadores vão poder interagir entre si de forma a conseguir alugar, comprar/vender em segunda mão, dar, trocar, reparar, entre outros. Assim, os recursos identificados poderão ser reaproveitados por outros utilizadores que estejam geograficamente próximos;
  •        Promover a troca de conhecimentos e aprendizagem entre utilizadores e profissionais bem como a divulgação de eventos formativos ligados à sustentabilidade e economia circular.

 

Foto: Christoph Peich 

A plataforma está em fase de construção e vai ser testada nos primeiros meses de 2021, no Município de Vila Nova de Famalicão.

Neste momento, a melhor maneira de ajudar este projeto, será responder a um dos 3 tipos de questionários disponíveis:

* Designação dada a pessoas que trabalham proativamente em prol da divulgação da sustentabilidade/economia circular

 

Podem ir seguindo o desenvolvimento da ECOnnect Portugal através das redes sociais:

Instagram - https://www.instagram.com/econnect.portugal/

Facebook - https://www.facebook.com/ECOnnectPortugal/

 

Através da  ECOnnect Portugal todos poderão aproximar-se da sua comunidade, cooperando na gestão sustentável dos recursos já existentes. Estamos todos juntos nesta transição para um futuro circular!  

Sem comentários:

Enviar um comentário