Remoção de invasoras no Trilho das Minas (resumo)

Na manhã do dia 17 de outubro de 2020 decorreu uma Ação de remoção de invasoras no Trilho das Minas, atividade integrada na 1ª Semana Nacional sobre as Espécies Invasoras. 

Dada a limitação do número de pessoas devido à pandemia, a atividade, organizada pelo Grupo Ambiente desta associação, dirigiu-se a sócios e amigos, tendo participado 13 pessoas.

Fica aqui o testemunho de Joaquim Sampaio, o sócio que organizou este evento: 


«A atividade de hoje correu lindamente. A chuva que parecia querer ameaçar às 9 horas, desapareceu logo de seguida. Estivemos 13 participantes, organizados em grupos de três ou quatro elementos, respeitando o distanciamento, usando máscaras e cumprindo com a determinação do último Conselho de Ministros. E estávamos no monte, no meu de ninguém, com um ar fresco e puro.

Cumprimos os três desafios: localizámos as invasoras para mapear; divulgámos e sensibilizámos para esta problemática; erradicámos, através do arranque, corte e descasque.

Fomos mais além. Discutimos o ordenamento deste território. Vamos promover berçários de plantas autóctones (carvalho, sobreiro, castanheiro...); vamos falar com proprietários junto ao trilho para negociar programas de reflorestação; vamos ver a possibilidade de termos uma parcela (comodato), relativamente pequena, que possa servir de ensaio e de modelo a replicar pelos proprietários; Vamos contactar o proprietário da pocilga (Carnes Seara) e ver a possibilidade de comodato ou de venda, para reflorestação; vamos falar com o Presidente de Junta de Outiz-Cavalões-Gondifelos para remover (mais uma vez) o lixo e recolocar a placa «Proibido Deitar Lixo». Temos de voltar para continuar a erradicação de invasoras. Fizemos muito, mas temos ainda muito para fazer.

Foi ainda proposto fazermos uma parceria com a Câmara Municipal, para participarmos na reflorestação daquele espaço.

Invasores identificadas: cortaderia selloana (erva-das-Pampas), acacia melanoxylon, acacia longifolia e hakea sericea (háquea espinhosa).

Foi uma manhã fantástica e inspiradora

Joaquim Sampaio, 17/10/2020


Sem comentários:

Enviar um comentário