Troca de Sementes e Mercadinho da Primavera

Dia 7 de Março, irá ter lugar a 9ª Edição da Troca de Sementes, evento basilar da Famalicão em Transição, que visa promover a nossa soberania alimentar, preservar a biodiversidade e evitar a extinção de variedades tradicionais, através da troca gratuita ou cedência de sementes.

Troca de Sementes +
 Mercadinho da Primavera

Sábado, 7 de março 2020
10h00 - 18h00
Central de Camionagem
Vila Nova de Famalicão


Em simultâneo, acontecerá a 2ª Edição do Mercadinho da Primaveraque pretende dar a conhecer ao consumidor em geral, alternativas sustentáveis e soluções práticas, fáceis de implementar na nossa rotina do dia-a-dia, bem como os benefícios que estas simples trocas acarretam para o bem-estar: do próprio e do planeta. Este evento consiste num Bazar Ecológico para venda de artigos sustentáveis, stock off, upcycling, alimentação biológica, vegan e/ou a granel e serviços de terapias, bem como numa Feira de Usados, para venda de artigos em 2ª mão, promovendo o consumo sustentável e a economia circular. 


Mais do que ser uma mostra dos projetos dos membros da Famalicão em Transição, convidamos todos os interessados do nosso concelho e arredores, a se juntarem a nós, neste dia de partilha de conhecimentos e experiências, nesta transição para uma vida mais saudável, no seu todo. Os interessados a participar neste evento, podem reservar o vosso espaço através do formulário de inscrição em: http://bit.ly/AFeTra_Inscricao


A Madrinha do Mercadinho da Primavera será a Alexandra Arnóbio, figura reconhecida pelo seu trabalho na promoção da reutilização e de uma economia circular através da “Era uma vez Upcycling Projects”, cujo mote é o de acreditar num mundo mais sustentável, onde o lixo de uns pode tornar-se no luxo de outros.  Com uma parceria com a Lipor, a missão da Alexandra Arnóbio é olhar para o que está à nossa volta e criar novas funções. Perpetuar a memória de tempos que já foram num futuro que ainda irá ser.




Sustentabilidade e reutilização são valores da Famalicão em Transição, que temos vindo a promover tanto com a Troca de Sementes, como com os nossos mercadinhos, aos quais se junta agora o grupo Eco-Trocas Famalicão, que irá proporcionar um Ponto de Trocas, no decorrer deste sábado. Este grupo, criado no Facebook, tem como objetivo promover a economia circular no nosso concelho, através de trocas gratuitas, através do aproveitamento de recursos já existentes, contribuindo para a diminuição de desperdícios.



O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova e Famalicão e da Associação Juvenil YUPI.

Venham visitar-nos e conhecer estes projetos e pessoas que trabalham por um mundo mais sustentável.  

Sem comentários:

Enviar um comentário