Limpar e Monitorizar o Rio Pelhe 8/5


No dia 08/05/2019, quarta-feira, a partir das 13:30 horas, realizar-se-á mais uma iniciativa para limpar e monitorizar o rio Pelhe. 

Também se procederá à plantação de árvores nas margens deste rio. 

Se estiver bom tempo, e para quem quiser, haverá almoço partilhado. 

Para os que vão participar pela primeira vez, é fácil chegar: o acesso ao troço de rio adotado fica à saída da cidade de Famalicão, na Estrada Nacional de Guimarães, logo a seguir à Fábrica de Moutados, em frente ao Hotel Moutados. 

Já conseguimos 80 participantes. Desta vez, esperamos superar os 100. 

A atividade é aberta a toda a população.

Convidamos a juntar-se e participar nesta ação de limpeza do rio Pelhe, promovida pelo Agrupamento de Escolas D. Sancho I, com a colaboração da Associação Famalicão em Transição, apoio do Município de Vila Nova de Famalicão, que se insere no âmbito do Projeto Rios, coordenado pela ASPEA.
(Texto: Joaquim Sampaio)


Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/2256605367999434/

Apoiamos a Greve Climática Estudantil

Estamos com os jovens pelo direito ao futuro!

A Associação Famalicão Em Transição é uma das primeiras organizações da sociedade civil que apoia e convoca para a Greve Estudantil Mundial pelo Clima, no próximo dia 24 de maio!

«Somos colectivos, associações e sindicatos empenhados na luta pela justiça climática.

Entusiasma-nos a nova onda de mobilização liderada por jovens que fazem greve às aulas para reivindicar um futuro e um planeta habitável.

Ecoamos as palavras da Greta Thunberg perante os líderes mundiais na última Cimeira do Clima da ONU:
  • Até que se comecem a focar no que precisa de ser feito, em vez de no que é politicamente possível, não haverá esperança. Não podemos resolver uma crise sem a tratar como uma crise. Precisamos de deixar os combustíveis fósseis no chão e precisamos de focar-nos na equidade. E se as soluções dentro deste sistema são impossíveis de encontrar, deveríamos talvez mudar o próprio sistema. Não viemos aqui para implorar aos líderes mundiais que se preocupem. Vocês ignoraram-nos no passado e vão ignorar-nos de novo. Já estamos cansados de desculpas e já estamos quase sem tempo. Viemos aqui para vos dizer que a mudança está a chegar, gostem dela, ou não. O verdadeiro poder pertence às pessoas.

Aplaudimos a clareza e a determinação destas palavras. 

Solidarizamo-nos com as e os jovens que assumem esta causa como sua – porque ela é de todos – e que se unem para impedir os decisores políticos e económicos de queimar o nosso futuro.

Assumimos o compromisso de:
  • mobilizar os nossos recursos para ampliar as vozes da organização da greve,
  • divulgar a greve nas nossas redes,
  • disponibilizar os nossos materiais para uso livre pela organização da greve, e
  • dar visibilidade à liderança das organizadoras da Greve Climática Estudantil.

Se a greve ganhar a luta, ganhará a humanidade inteira.

No dia 24 de Maio, às 10h30, faz greve climática também e aparece na manifestação.

Mais informações: 

Primeiros subscritores:

Academia Cidadã, ALA - Alentejo Litoral pelo Ambiente, Climate Save Portugal, Climáximo, Coopérnico, Empregos para o Clima, Famalicão Em Transição, GAIA Lisboa, Campanha Linha Vermelha, Porto sem OGM, Reflorestar Portugal, Stop Petróleo Vila de Bispo, Tamera Healing Biotope I - Portugal, ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável.
*
Mais organizações podem subscrever enviando um email para apoiogreve24maio@salvaroclima.pt »

Fontes:  Salvar o Clima   |  Salvar o Clima, Parar o Petróleo (29/4/2019)

Workshop Aromaterapia 28/4/2019 - resumo

Muito  interessante foi o workshop sobre AROMATERAPIA, que decorreu no dia 28 de abril de 2018, no espaço Casulo da YUPI, na entral de Camionagem de vila Nova de famalicão.

A facilitadora, Belém de Faria (BeWell Reflexologia) começou com uma introdução teórica, onde contou a história da Aromaterapia, onde explicou que é um óleo essencial - extractos muito concentrados de plantas, como diferem dos óleos vegetais, como podem ser usados no dia a dia, como escolher o óleo adequado, assim como a dosagem, e os cuidados a ter.

A terapeuta Belém de Faria já usa os óleos essenciais há mais de 20 anos no seu dia a dia  e recomenda os óleos essenciais nas suas consultas de Reflexologia.

Na segunda parte do workshop, na parte prática, foi elaborado um desodorizante natural, sendo que cada participante ficou com uma amostra. Foram também disponibilizadas várias receitas caseiras e naturais para cosmética e limpeza. A Belém ainda ofereceu amostras de óleos essenciais ás participantes.

Uma curiosidade: nenhum participante do sexo masculino. Porque será? :)

Consultem a página de BeWell Reflexologia em: https://www.facebook.com/BeWell.Reflexologia.pt/

Ficam aqui algumas fotos para ilustrar o evento, mas podem visualizar mais algumas no facebook: aqui.






Fitofármacos em Agricultura Biológica 12/5

NOTA de 9/5/2019:  Dado que não atingimos o número mínimo de inscrições para o Workshop Fitofármacos em Agricultura Biológica, a sessão de 12 de maio foi CANCELADA.  Pedimos desculpa pelo incómodo e agradecemos a compreensão.
******************************************************************************* 

No dia 12 de maio vai ocorrer, em Esmeriz, a palestra "Fitofármacos em Agricultura Biológica", incluída no ciclo "Agricultura Biológica e Natural", formação que decorre em 2019 em parceria com o projeto Horticultura Terapêutica.

A Associação Famalicão em Transição, que organiza este ciclo, agradece à União de Freguesias de Esmeriz e Cabeçudos pelo apoio através da cedência do espaço.

«Sabia que também é permitida a utilização de Fitofármacos em Agricultura Biológica?

Nesta sessão iremos indicar vários Fitofármacos que poderá utilizar na sua exploração\quinta, associados a pragas expecíficas que afetam diferentes culturas.

Todos as substâncias que serão abordadas, estão homologadas para uso em Modo de Produção Biológica na União Europeia.

Venha participar e enriquecer o seu conhecimento acerca desta matéria tão útil para o seu dia-a-dia.»

(Texto a azul:António Martins)



Formação: Palestra FITOFÁRMACOS EM AGRICULTURA BIOLÓGICA

Data: 12 de maio  de 2019
Hora: 10h00 às 12h30
Local: Casa de Esmeriz
Organização: Associação Famalicão em Transição
Facilitador: António Martins
Parceria: Horticultura Terapêutica
Apoio: União de Freguesias de Esmeriz e Cabeçudos

Inscrições (limitadas) em: goo.gl/hpXtii
Valor: 10 euros (sócios Famalicão em Transição: 8 euros)
Informações: afetra.inscrever@gmail.com
Evento Facebook: https://www.facebook.com/events/612189805914250/

Libertem as crianças, Carlos Neto, 10/5

Ciclo de Conferências em Educação

«A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, em colaboração com a Associação Famalicão em Transição, Federação Concelhia das Associações de Pais e o Centro de Formação da Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão, têm a honra de convidar V. Exa para a conferência “Libertem as crianças - mais risco, mobilidade, autonomia e participação” com  Carlos Neto, no dia 10 maio , pelas 21h00  no Auditório da CESPU»

Libertem as crianças - mais risco, mobilidade, autonomia e participação

no dia 10 maio  | 21h00  Auditório da CESPU | Vila Nova de Famalio

A participação é gratuita mas sujeita a inscrição em:
 https://forms.gle/VsaL3mE4TbB44knt8.

«CV

Carlos Alberto Ferreira Neto é Professor Catedrático na Faculdade de Motricidade Humana (UTL), no Departamento de Ciências da Motricidade, leccionando a disciplina de Desenvolvimento Motor ao nível dos diferentes cursos de licenciatura e da disciplina sobre o Jovem e o Desporto nos mestrados de Alto Rendimento e Treino do Jovem Atleta em Ciências do Desporto. 

É coordenador do Mestrado em Desenvolvimento da Criança (FMH) e no Brasil (Centro Universitário Moacyr Bastos – Rio de Janeiro). Foi membro do Conselho Coordenador do Instituto de Apoio à Criança, tendo participado na criação e coordenação do Grupo de Actividade Lúdica. Foi fundador e presidente da Sociedade Internacional para Estudos da Criança (SIEC) , é representante Português da “International Play Association (IPA) e consultor científico da revista “Playrigths” da mesma associação. 

Organizou em Lisboa (1999) a “XIV IPA World Conference” (Play and Community) e em 1997 o “20th International Congress” (Play and Society) do ICCP (International Council of Children´s Play). É Consultor do Projecto de Investigação sobre a Infância em Portugal do Instituto de Estudos da Criança (IEC) da Universidade do Minho (UM). 

As principais linhas de investigação situam-se no estudo do desenvolvimento de habilidades motoras e efeitos de situações de ensino (1); jogo e desenvolvimento da criança (2); rotinas de vida e independência de mobilidade em crianças e jovens (3) e “Bullying” nos recreios escolares (recess) (4). É coordenador (desde 1998) da equipa de Lisboa (FMH) no projecto internacional, “TMR Network Project – Nature and Prevention of Bullying: the causes and nature of bullying and social exclusion in schools, and ways of preventing them”. 

Nos últimos anos tem realizado vários projectos de Cooperação com os Países de Língua Portuguesa na área da formação graduada e pós-graduada. Lecciona em vários Mestrados na FMH e em Universidade Brasileiras sobre a Criança e o Jogo, Desenvolvimento de Habilidades Motoras e a Criança e o Desporto. 

É autor dos livros “Jogo e Desenvolvimento da Criança” e “Motricidade e Jogo na Infância”.»

Fonte e Biografia: https://icca2017.eventqualia.net/pt/pt/programa/oradores/speaker-details/82/

EDUPA - Educação Plena

A Transição é um movimento consciente e motivado de passagem entre a situação atual e o futuro ideal que desejamos. Mas esta Transição não pode ser feita de não houver uma Transição Interior de cada um.  A Transição para uma comunidade mais sustentável passa necessariamente pela transição interior de cada um de nós para uma relação de respeito para connosco próprios, para com os outros e para com a natureza.

É neste contexto que surge a EDUPA - Associação Educação Plena, um belíssimo projeto que fez a sua mentora Ana Diniz, alentejana de nascença, mas também famalicense de coração, mudar o rumo da sua vida.

A sua oferta de serviços engloba: Yoga, Meditação e Mindfulness com crianças, Coaching para jovens, Meditação com adultos e Formação.

A sede está no centro da cidade de Famalicão, no edifício Vinova (Rua Adriano Pinto Bastos, 228).

Embora as crianças sejam o público alvo preferencial desta associação, há também sessões para todas as idades.  Experimentem, vão ver que se vão sentir melhor!

«A EDUPA, tem como principal objetivo desenvolver atividades de desenvolvimento pessoal dirigidas, preferencialmente, a crianças e jovens em idade escolar e projetos de educação integral com educadores (pais e/ou professores), com vista ao desenvolvimento das suas competências pessoais, inteligência emocional e autoconhecimento.

O SONHO comanda a vida e o nosso tem como etapas:

1. Transformar a escola num espaço de educação para o auto-desenvolvimento, através de práticas que podem integrar os currículos ou as áreas extra-curriculares .

2. Educar para um perfil alargado de competências do aluno sustentado no saber ser:

- Desenvolver a imaginação e criatividade
- Estimular o prazer em pensar, refletir e descobrir
- Promover a consciência de si mesmo
- Incentivar o respeito por si e pelos outros

3. Fomentar nas crianças e jovens novas rotinas de auto-gestão emocional.

4. Apoiar jovens na construção da sua auto-estima, auto-confiança e objetivos pessoais.

5. Inspirar educadores através de atividades formativas.

Acreditamos que todos somos educadores e que é na multidisciplinaridade e na vulnerabilidade de nos olharmos com igual valor que reside a grande mudança que queremos ver na educação.

Temos como atividades a prática regular de mindfulness com adultos e com crianças, serviço de coaching (pessoal e educativo) e formação desenvolvida à medida.

Queremos também ser um fórum de partilha de práticas, dúvidas e questões sobre o maior desafio de todos: educar.

Saiba mais em através do site da EDUPA e redes sociais: página de Facebook e Instagram



Ver também:
Oficinas | Programa Crescer Consciente: https://youtu.be/8jtiK5cmG_I
Os primeiros passos na escola: https://youtu.be/yexpZI0gVXQ

Mapa do consumo sustentável em Famalicão (e não só)

Mapa dos parceiros associados da Associação Famalicão em Transição e os presentes no Mercado da Primavera 2019, com alternativas para um consumo sustentável.

Nota: 
Os projetos de Famalicão, só com presença online, têm como ponto de referência a Central de Camionagem.



    Ambientar-se "A Flor, a Formiga e a Borboleta Ameaçada"

    Sessão Ambientar-se (documentário e tertúlia) dinamizada pela Associação Vento Norte

    Dia: 12 de abril 2019
    Hora: 21h30
    Local:  Casa do Território, Parque da Devesa 

    Convidado: Enerstino Maravalhas

    Participação livre e gratuita

    «Em Portugal, a Maculinea alcon, a borboleta azul de montanha, é uma borboleta ameaçada. Ela vive numa relação de equilíbrio complexo com uma espécie de formiga, uma planta e o Homem. Em toda a Europa é uma borboleta muito ameaçada. 

    É no norte de Portugal, nas Serras do Alvão e do Marão, que ainda podemos ter o prazer de observar populações viáveis desta pequena borboleta. Uma importante população de M.alcon sobrevive ainda em Lamas de Olo no Parque Natural do Alvão. Aqui se filmou todo o seu ciclo de vida, desde o ?enganar? as formigas, que guardam e alimentam as suas lagartas durante o Inverno, ao acasalamento e postura de ovos. 

    O documentário acompanha também o trabalho e o esforço de Ernestino Maravalhas para estudar e perceber estas estranhas relações ecológicas que passam despercebidas à maioria das pessoas.
    Um documentário onde a ciência e a vida desta maravilhosa borboleta se cruzam com aqueles que a rodeiam, a estudam, a ignoram, sempre com a perspectiva do que poderemos fazer por esta pequena borboleta azul.»


    Terra a Terra - cabazes biológicos

    Há já uns bons anos que Alexandra e Gonçalo Machado produzem vegetais em modo biológico, sendo participantes na Feira de Produtos Biológicos de Famalicão desde o início, há 7 anos, em março de 2012.

    «Na verdade a feirinha biológica ajudou a "alavancar", como agora se diz, toda esta actividade. Temos um enorme manancial de clientes fieis, que procuram ter segurança e confiança nos alimentos que escolhem para as suas famílias. Toda esta procura espevita este modo de produção e também o seu  mercado. Foi uma iniciativa com muita visão de futuro e que a Câmara Municipal de Famalicão se deve orgulhar de manter.» Alexandra e Gonçalo Machado

    A sua horta e  pomar localizam-se na belíssima Quinta de Pindela, freguesia de Cruz, concelho de Vila Nova de Famalicão.   Para além da venda de produtos na Feira Bio de Famalicão, o seu projeto Terra a Terra dá a possibilidade de entrega cabazes de produtos biológicos.  São produtos de qualidade cultivados com dedicação numa linda e biodiversa horta como podem ver nas fotografias.

    «A produção de fruta e legumes saudáveis e com certificação de agricultura biológica é o nosso trabalho. 

    Estamos localizados num belíssimo…e se ouve o chilrear da passarada. Temos o privilégio de viver rodeados por pessoas e quintas que também se dedicam à agricultura biológica há vários anos, com quem existe um espírito de entreajuda e parceria.

     Para nós, que viemos da produção animal em regime semi-extensivo, habituados a passar largas horas ao ar livre, observando os abibes a passar pelos campos no Inverno e a celebrar o primeiro canto primaveril do cuco, reais apreciadores da fauna e da flora em geral e da autóctone em particular, esta opção de respeito pela natureza, condição sine qua non de defesa e respeito pelo Homem, é a forma coerente de estar. "

    Organizamos cabazes a pedido e também podemos vender na horta se nos quiserem visitar.»

    Gonçalo e Alexandra Machado     
    +351 915441064