Resumo da 2ª Reunião sobre a Caminhada pelo Clima Famalicão
Dia 9 de Setembro de 2010, 21.30 - 23.15, no café restaurante Praça, Talvai, V.N. Famalicão
Presenças: Albertina Pereira, Ana Berta Rego, Clara Drave, Cristiana Caldas, Lígia Silva, Luciana Lopes, Luísa Aguiar, Manuel Cruz, Graça Marques, Manuela Araújo, Marta Moniz , Sandra Costa, Susana Costa
Ana Berta apresentou uma proposta de percurso para a caminhada pelo centro da cidade, com cerca de 7 km. Foi sugerido, no entanto, que o percurso não deveria ter mais de 5 km, já que se espera a adesão de crianças e eventualmente de idosos.
Foi então decidido um percurso mais curto (Parque Juventude / Piscinas / Rotunda D.Sancho/ Rotunda Bargos/ Rotunda Pombinhas/Av. Marechal Humberto Delgado/Av. Carlos Bacelar/ Rotunda Sto António/ Rua Adriano Pinto Basto / Av. 25 Abril / Praça 9 de Abril / Rua Barão da Trovisqueira / Av. França / Rua P. Benjamim Salgado)
A parte do percurso para pessoas com mobilidade condicionada será previamente testada (Sandra) .
5. Patrocínios
Serão necessários patrocínios para que se consiga passar a mensagem de sensibilização. A exemplo do movimento Limpar Portugal, não haverá dinheiro envolvido, quem quiser colaborar fornece os bens ou serviços directamente.
São necessários os seguintes patrocínios:
6. Outras questões
1. Apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão
Após um e-mail inicial enviado por Manuela em nome do grupo organizador inicial da Caminhada pelo Clima Famalicão, foi obtida resposta positiva e encorajadora do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, que indicou o Sr. Paulo Machado Ruivo, Chefe do Gabinete de Apoio à Presidência, como a pessoa a quem devemos fazer chegar directamente os nossos.
2. Meios de divulgação do evento
- Albertina enviou um comunicado de imprensa para vários órgãos de comunicação social local, não tendo ainda havido resposta. No entanto, constatou-se que o semanário Cidade Hoje publicou um texto sobre a iniciativa na última página da edição desta semana.
- Panfletos já adaptados pela Cristiana. Prontos a ser impressos, em impressora, ou através de gráfica. Luciana ficou de contactar uma gráfica em Amares
- Cartaz – falta fazer o design. Cristiana contactou Jorge Ribeiro, que se disponibilizou para o efeito. Manuela fornecer-lhe-á as indicações e material.
- Foi sugerido pela Luísa aplicar cartazes nos supermercados;
- Outros locais: Juntas de Freguesia, Escolas,…
- Sr. Alcino Monteiro, funcionário da Câmara Municipal, e ligado aos transportes públicos, disponibilizou-se para a colocação dos cartazes nas camionetas (TUF’s, eventualmente outros)
- Manuel Cruz já informou o Presidente da Junta de Ribeirão, e irá contactar a Associação da Graxa.
- Nuno Mendes contactou por e-mail a Greenpeace Portugal, não tendo ainda à data, obtido resposta.
- Marta ficou de informar o Padre de Calendário, e Graça o Padre da Trofa, para divulgação nas missas.
- Escolas – Na semana anterior ao início das aulas, foi quase impossível o contacto com os professores, devido às reuniões. No entanto, Susana contactou já o Agrupamento da Júlio Brandão. Marta tentou contactar o Vereador da Educação, mas não conseguiu ainda. O contacto será feito através do Sr. Paulo Ruivo.
Ana Berta apresentou uma proposta de percurso para a caminhada pelo centro da cidade, com cerca de 7 km. Foi sugerido, no entanto, que o percurso não deveria ter mais de 5 km, já que se espera a adesão de crianças e eventualmente de idosos.
Foi então decidido um percurso mais curto (Parque Juventude / Piscinas / Rotunda D.Sancho/ Rotunda Bargos/ Rotunda Pombinhas/Av. Marechal Humberto Delgado/Av. Carlos Bacelar/ Rotunda Sto António/ Rua Adriano Pinto Basto / Av. 25 Abril / Praça 9 de Abril / Rua Barão da Trovisqueira / Av. França / Rua P. Benjamim Salgado)
A parte do percurso para pessoas com mobilidade condicionada será previamente testada (Sandra) .
5. Patrocínios
Serão necessários patrocínios para que se consiga passar a mensagem de sensibilização. A exemplo do movimento Limpar Portugal, não haverá dinheiro envolvido, quem quiser colaborar fornece os bens ou serviços directamente.
São necessários os seguintes patrocínios:
- Material de divulgação – papel e impressão de panfletos e cartazes (Luciana e ?)
- T-shirts brancas – Marta ficou de contactar 3 empresas para o efeito.
- Estampagem das T-shirts brancas (?)
- (Eventualmente transportes até e do Parque da Juventude na manhã de 10/10/10)
6. Outras questões
- No local de partida / chegada, pequenos stands de empresas locais para divulgação de práticas sustentáveis. Foram sugeridos
- Quinta de Pindela (Mouquim, VNF) - agricultura biológica
- Restaurante Vida Saúde – (V.N. Famalicão) - cozinha macrobiótica e vegetariana, produtos biológicos
- Louropel (Louro) – botões ecológicos
- Energias Renováveis de Portugal, S.A, (V.N. Famalicão) - painéis fotovoltaicos
- Habiecológica (V.N. Famalicão) – comércio de equipamento de energias renováveis
- Vamaltex (Novais, VNF) – cobertores a partir de embalagens plásticas recicladas
- Empresa de Antas (pavilhões perto do cemitério) que recicla óleo de cozinha para biodiesel -?
- EuroWindows (Braga) – caixilharia de janelas
- EcologicalKids (Porto) – fraldas reutilizáveis
- Após resolvida a questão logística das tendas (Manuela), através da Câmara Municipal, serão contactadas empresas para o efeito.
- Falta verificar se é necessário contactar Governo Civil (Manuela)
- Foi abandonada a distribuição de horários dos TUF´s, no entanto o blogue Famalicão por um Mundo Melhor terá uma página com horários das transportadoras locais, para promoção da utilização de transportes públicos.
- Próxima reunião agendada para o dia 15 de Setembro, às 21:30 horas, quarta-feira, no mesmo local (Restaurante-Café Praça, Rua João Pinto de Azevedo, n.º 171, Talvai – Vila Nova de Famalicão )
Sem comentários:
Enviar um comentário