4ª Reunião sobre a Caminhada pelo Clima Famalicão

Resumo da 4ª Reunião sobre a Caminhada pelo Clima Famalicão

Dia 20 de Setembro de 2010, 21.30 - 23.15, 
no café-restaurante Praça, Talvai, V.N. Famalicão

1. Presenças:
Albertina Pereira , Ana Azevedo, Ana Berta Rego, Lígia Silva, Manuel Cru,  Manuela Araújo, Pedro Teixeira, Sandra Costa, Susana Costa

2. Terceira Reunião
Realizou-se a 3ª reunião no dia 15/09 às 21.30h, no entanto porque compareceram apenas 3 elementos (Manuela Araújo, Manuel Cruz e Sandra Costa) devido à impossibilidade da presença dos restantes. Foi apresentado o cartaz (desenhado por Jorge Ribeiro) e foi decidido alterar apenas a frase principal do mesmo. Foram trocadas impressões sobre várias questões relacionadas com a Caminhada.

3. Apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão
Após a resposta positiva ao e-mail inicial, foi enviado novo e-mail (Manuela) para a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, solicitando apoios a vários níveis, designadamente:
• Colaboração através da possibilidade de utilização de tendas para colocação no Parque da Juventude (tantas quanto for possível), na manhã do evento, que sendo possível o seu uso, serão utilizadas para a divulgação de produtos amigos do ambiente ou produzidos com tecnologias sustentáveis, de empresas de preferência locais, embora possa ser convidadas de especial interesse.
• Colaboração na publicitação do evento, se possível através de alguns outdoors e pendões, bem como da impressão de uma lona com a publicitação do evento a circular pelos eventos promovidos pelo Município, designadamente nas Festas da Feira de S. Miguel, e que posteriormente poderá ser colocada no local de partida/chegada da caminhada.
• Apoio na publicitação através de spots nas rádios locais e publicação de texto ou imagem nos jornais locais.
• Colaboração do pelouro do Trânsito, no sentido de prevenir acidentes ou distúrbios no trânsito, durante o percurso da caminhada
• Eventualmente e se tal for possível, pediremos ajuda para a impressão de frases (dicas ecológicas) em T-shirts brancas/cru, que serão o meio essencial de sensibilização para a redução das emissões. No entanto, a tentar o patrocínio de particulares, inclusive da ACIF para este efeito, julgamos tal ser possível, mas ainda não obtivemos respostas concretas.

4. Meios de divulgação do evento- Cartazes
• O design do cartaz já está pronto (Jorge), e foi enviado por e-mail aos elementos do grupo.
• A Luciana telefonou previamente avisando que conseguiu a impressão de 200 cartazes A2 numa tipografia de Amares
• A Sandra conseguiu também através da Associação da Escola da Ponte (Vila das Aves) 100 cartazes A3 em papel couche 115 grs
• Decidiu-se que, se possível, 50 dos 100 cartazes A3 seriam convertidos em panfletos (4 por cada A4), mais adequados para certos locais
• A distribuição dos cartazes ficou assim decidida (se possível)
Ana Azevedo: Escola Camilo Castelo Branco, Escola D. Sancho I, Escola Júlio Brandão, Piscinas Municipais Famalicão, Pavilhão Municipa,Bombeiros de Famalicão( de Baixo), Central de Camionagem, Universidade Lusíada, Centro Paroquial de Antas, Centro Paroquial de Brufe, Reprografias junto das escolas
Egosport, Centros de Estudos (centro de Famalicão), Pingo Doce, Jumbo,Pacheco
Susana Costa e Pedro Teixeira: Segurança Social, Centro de Emprego, Casa das Artes, Biblioteca Municipal, Bombeiros Famalicenses (de Cima), Estações de Comboios, Outeirinho, BragaParque, Univ. do Minho,LPDA, TRANSCOM, Café (Lago Discount), 
Manuel Cruz (Ribeirão e Trofa): Junta de Freguesia de Ribeirão, Piscinas, Ginásio, Grupo Cultural e Desporto, Escola EB 2.3, Jornal da Trofa, Hospital de Sto. Tirso, TrofaShopping
Ana Berta: Centros de Formação, Centro de Estudo por cima da Celeste. Ginásio VivaFit, Minipreço
E.Leclerc
Sandra: Modelo, Lidl, Eugénio's, Rádio Popular, Marco (Francesinhas), Piscinas Joane, Teatro Construção Joane, Escolas Joane (P. Benjamim Salgado, Bernardino Machado)
Marta: Centro Paroquial Calendário (?)
Lígia: Finanças 2º Repartição
Manuela: Câmara Municipal - Edifício Paços do Concelho, Dep. Urbanismo, Dep. Ambiente,  Dep. Cultura, Fundação Cupertino de Miranda, parte das Juntas (a definir)
Cristiana (decidido dia 21/09): Didaxis de Riba d’Ave  e de S.Cosme (através de Sandra Freitas), Juntaas de Freguesia de Requião, Vermoim, Pousada de Saramagos, Joane, Castelões, Mogege, Oliveira Sta Maria e Oliveira S. Mateus
Albertina: Transportes colectivos (TUF) – vai informar-se sobre a frota e contactar Sr. Alcino para colocação de cartazes em camionetas. Ficou de contactar Luciana sobre o dia e local onde serão deixados os cartazes , sendo que em princípio estarão sexta-feira e sábado de manhã no Posto de Turismo (a confirmar), bem como para averiguar se há hipótese de mais cartazes.
 
5 - Outros meios
• Ficou decidido que o “spot” publicitário para as rádios será o texto dentro da caixa azul no panfleto (acabando em exigir “o máximo de 350 ppm de CO2 na atmosfera”).
• Aguarda-se a possibilidade de a Câmara Municipal dar uma ajuda na publicitação através das rádios locais (Rádio Cidade Hoje, Rádio Digital).
• Serão contactadas também rádios de cidades limítrofes (Guimarães – Santiago e Fundação).

6. Patrocínios
• T-shirts brancas – Marta vai contactar novamente Citeve para a indicação de possíveis patrocinadores para T-shirts, os anteriores contactos mostraram-se infrutíferos.
• Aguarda-se resposta da ACIF para o efeito.
• Sandra contactou a Worten (que negou apoio em 21/09).
• Marta contactou Lameirinho, que não pode fornecer T-shirts porque não trabalha com malhas, mas que poderá fornecer lenços estampados, desde que tenha como contrapartida exposição nas tendas. Assunto a voltar mais tarde.

7. Outras questões
• Aguarda-se resposta da Câmara Municipal sobre as tendas (4mx4m), para que de seguida sejam contactadas empresas para o efeito. Dia 22/09 foi obtida resposta verbal da Câmara Municipal, sendo possível utilizar as 4 tendas.
• Manuela verá se é possível a divulgação na Agenda Cultural do Município de Outubro (parece que sim, 21/09).
• Manuela tentará contactar os Lyons.

8. A seguir
Próxima reunião agendada para o dia 28 de Setembro, às 21:30 horas, terça-feira, no mesmo local (Restaurante-Café Praça, Rua João Pinto de Azevedo, n.º 171, Talvai – Vila Nova de Famalicão )

Sem comentários:

Enviar um comentário