Conversas TeT (Território em Transição): Ativismo e Ecofeminismo

Nos anos 60 fomos sobressaltados com uma Primavera Silenciosa, no início dos anos 70 o movimento Chipko mostrou-nos o valor de abraçar uma árvore, enquanto em Portugal se colocava na Constituição da República Portuguesa, de forma visionária, o direito a um ambiente sadio e o dever de o defender, e nos anos 80 as preocupações ambientais ganhavam espaço no jornalismo.
Estes são alguns exemplos que nos confirmam que a liderança da causa ambiental conjugada no feminino deixou uma marca profunda.
Rachel Carson, Jane Goodall, Vandana Shiva, Luísa Schmidt ou Greta Thunberg são alguns nomes reconhecidos por quase todas as pessoas que fazem parte do movimento ambientalista. O seu trabalho, a sua liderança, as suas competências, o seu ativismo ou a capacidade de quebrar a conformidade social foram fundamentais para percebermos os impactos catastróficos que a ação humana tem no planeta e que compromete o futuro da humanidade.
Cientes deste legado e das muitas mulheres que hoje lutam por esta causa, mesmo enfrentando as exigências e todas as dificuldades da sua condição de género, convidamos todas e todos a conversar sobre o tema Ativismo e Ecofeminismo, na 6.ª feira 21.02, às 21h30, na Casa do Território – Parque da Devesa, em Famalicão.
Contamos com a tua presença e com o contributo de muitas convidadas que partilharão as suas experiências.
Uma organização conjunta da Associação Famalicão em Transição e do PEV – Partido Ecologista Os Verdes, e com o apoio do Município de Famalicão.

Sem comentários:

Enviar um comentário