Marcha e petição pela proteção do Monte Santa Catarina



No passado dia 25 de Fevereiro, realizámos a Marcha pelo Monte de Santa Catarina, onde juntámos dezenas de pessoas. Nessa marcha, demos início a uma petição para a criação de um parque florestal protegido no Monte de Santa Catarina, petição essa a ser levada à Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão.Se é residente no concelho de Famalicão, e tem 18 ou mais anos de idade, participe na regeneração e proteção do Monte de Santa Catarina, assinando a petição!
No dia 11 de março, entre as 14h30 e as 18h, estaremos a recolher assinaturas na Praça Cupertino de Miranda. No dia 18 de março, entre as 14h30 e as 18h, poderá encontrar-nos no Parque da Juventude.
Pode ainda ajudar-nos na recolha de assinaturas, bastando para isso imprimir a petição, promover ativamente a coleta de assinantes e depois fazer-nos chegar a(s) folha(s), devidamente preenchida(s), contactando-nos para esse efeito através do email famalicaom@gmail.com ou pelo telemóvel 916081302.
Pode descarregar a petição em formato PDF, para impressão, aqui: https://drive.google.com/file/d/1nt9pcXLKGxpk0-wENlpI5Twy3aUJKFgV/view?usp=share_link

Ajude-nos a proteger o nosso Monte de Santa Catarina!
Participe!

Abaixo pode encontrar o texto da petição:

Petição “Pela Proteção do Monte de Santa Catarina”
Exmo. Sr. Presidente da Mesa da Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão,
Recentemente, o nosso Concelho sofreu uma grande perda ambiental. Em nome da transição energética permitiu-se o abate de quase 300 sobreiros, estes que faziam parte da maior mancha de sobreiros do Concelho. Além disso, destruíram-se habitats naturais, património ambiental, um local de memórias e de partilhas em família, assim como décadas de regeneração natural do solo, cujos impactes são difíceis de calcular.
Nós, as cidadãs e os cidadãos famalicenses abaixo assinadas/os, defendemos que a resposta às alterações climáticas e a transição energética não podem acontecer à custa de mais prejuízos para o ambiente.
Assim posto, solicitamos a V.as Ex.as que desenvolvam esforços no sentido de criar um parque florestal protegido no Monte de Santa Catarina e terrenos adjacentes, protegendo os aglomerados de sobreiros existentes e criando, paralelamente, uma floresta autóctone. A isso acrescentamos a reposição do coberto vegetal na área conhecida como o Penedo da Lua (ou meia Lua) e nas encostas adjacentes, garantindo o acesso público ao local.

Sem comentários:

Enviar um comentário