Ecorâmicas 2017 - A FLORESTA (Guimarães)

Começam já amanhã as Ecorâmicas, em Guimarães, com o tema da FLORESTA:

«A Associação Vimaranense para a Ecologia - “AVE” apresenta a 5ª edição das Ecorâmicas, que decorre na cidade de Guimarães, no auditório da “Fraterna” (zona de Couros), entre os dias 26 e 29 de Outubro de 2017.

Desde 2013 que a AVE, em parceria com outras entidades locais e com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, realiza, no último fim de semana de outubro, as Ecorâmicas. Este ano, a escolha temática da mostra de cinema documental é a FLORESTA.


A programação das Ecorâmicas começa com uma estreia a nível internacional, no dia 26 de outubro, às 21:45, com a exibição do filme “O apelo da floresta: a sabedoria esquecida das árvores”, de Jeffrey Mckay.

O dia 27 continua, com sessões às 10:00 e 15:00, com uma programação dedicada exclusivamente às escolas do concelho.

No sábado, dia 28, com sessões às 15:00, serão exibidos os documentários “Baldios e montes vicinais: o futuro em mão-comum”, de Diana Toucedo e “Florestas Sintéticas: Os Perigos das
Árvores Geneticamente Modificadas”, de Ed Schehl e Stephen Leinau. 

Após exibição dos documentários, seguir-se-á um debate/reflexão em torno do tema FLORESTA, que contará com a presença de convidados do meio académico, empresarial e associativo (Carlos Aguiar – Escola Superior Agrária de Bragança; José Antunes – Abrir o Ave aos Cidadãos; José Sequeira Braga – Associação dos Silvicultores do Vale do Ave; André Fernandes e Andreia Pereira – ACTEA - Associação de Conservação da Natureza. Moderação de Manuel Fernandes, CEGOT).

No domingo, dia 29, com sessões às 15:00, serão exibidos os documentários “Florestas e Homens”, de Yann Arthus-Bertrand, “Movendo os Gigantes”, de Michael Ramsey, “O Custo Humano do Óleo de Palma Conflituoso”, de Rainforest Action Network, “O Problema do Óleo de Palma”, de TakePart, “O Homem Que Plantava Árvores”, de Frédéric Back e “A Inteligência das Árvores”, de Julia Dordel e Guido Tölke.

Todas as sessões de cinema e debates terão lugar no Auditório da Fraterna (zona de Couros).

 O programa detalhado pode ser consultado no blogue da  AVE ou através da página 

O evento, aberto a todos os interessados, é gratuito e assenta numa organização voluntária, em
colaboração com parceiros locais.»

Fonte: Comunicado da  AVE - Associação Vimaranense para a Ecologia

Sem comentários:

Enviar um comentário