🔍O que é o PDM?
O Plano Diretor Municipal (PDM) é um instrumento legal fundamental na gestão do território municipal. Ele define o quadro estratégico de desenvolvimento do município e serve como referência para a elaboração de outros planos municipais. Saiba mais aqui!
🗣️ Como participar na discussão pública?
Os interessados poderão apresentar sugestões, reclamações e observações, preferencialmente online, na Plataforma B-Smart Famalicão. Também é possível participar presencialmente, com marcação, no balcão do munícipe:
Posto de Atendimento da DOGU
Edifício da Câmara Municipal
Paços do Concelho
Mais informações aqui!
💡 Guia para participar com a AFeTra (Associação Famalicão em Transição):
1. Acede à Plataforma: B Smart Famalicão
2. Efetua o teu registo na plataforma.
3. Assiste ao vídeo com instruções, que aparece no ecrã. (Alternativamente, podes vê-lo aqui).
4. Escolhe as propostas da AFeTra (sente-te à vontade para escolher todas)! No nome de cada proposta, encontrarás um guia com os campos a preencher e a fundamentação.
5. Desenha o polígono segundo a imagem descarregada e preenche os campos como indicado no PDF.
6. Submete a tua participação!
📋 Lista de propostas da AFeTra inclui:
Estrutura Ecológica Municipal (EEM)
(Clica aqui para acederes aos PDF com a fundamentação e instruções como preencher e submeter a proposta)
- EEM de nível fundamental - Áreas Florestais Municipais Protegidas
1. Monte do Facho (Calendário) e Monte de São João (Brufe): Proteger estas áreas florestais importantes.2. Zona envolvente do Castro de São Miguel-O-Anjo (Calendário): Garantir a preservação desta zona histórica e ecológica.3. Nascente do Rio Pelhe e Penedo das Letras (Portela): Proteger as nascentes e as áreas circundantes.4. Mata da Quinta de Pindela (Cruz): Preservar este espaço florestal.5. Conjunto Arqueológico das Eiras e área florestal envolvente: Proteger a área arqueológica e a vegetação em volta (abrange várias localidades como Joane, Vermoim, etc.).6. Monte de Santa Cristina (Requião): Proteger esta área e eliminar a UOPG 4.9 proposta.7. Área identificada em Fradelos para as Pateiras do Ave: Proteger esta zona ecológica.8. Mancha de sobreiros por trás do empreendimento Seven Arts (Gavião): Proteger a vegetação existente.9. Mata da Devesa (Antas): Preservar esta área florestal.10. Zona florestal envolvente ao Santuário de Nossa Senhora do Carmo (Lemenhe) e Monte das Ermidas (Jesufrei): Proteger as florestas circundantes.
- EEM de nível complementar
11. Mata da Boa Reguladora: Esta área deve ser mantida como espaço verde, uma vez que na proposta da 2ª revisão do PDM aparece reclassificada como solo urbano.
- EEM de nível de conexão - Corredores Verdes Urbanos
12. Corredor Verde Norte-Sul: Conectar várias áreas verdes do centro urbano da cidade de Famalicão e suas periferias.13. Corredor Verde Nascente-Poente: Interligar a Mata da Devesa e outras áreas urbanas.14. Corredor Verde da Linha do Minho: Criar uma ligação ecológica ao longo da linha ferroviária do Minho.15. Corredor Verde da Ecopista Vila Nova de Famalicão – Póvoa de Varzim: Facilitar a mobilidade e a biodiversidade ao longo da ecopista.16. Corredor Verde Ocidental: Conectar áreas verdes como o Parque 1º de Maio e a Mata da Boa Reguladora.
Proteção dos Solos
(Clica aqui para acederes aos PDF com a fundamentação e instruções como preencher e submeter a proposta)
1. Proteção dos solos agrícolas: Impedir a urbanização de espaços agrícolas e áreas da Reserva Agrícola Nacional (RAN).2. Proteção de áreas florestais: Manter invioláveis as áreas da Reserva Ecológica Nacional (REN) e outras áreas florestais.3. Nova categoria de solo rústico: Criar uma nova classificação para espaços florestais comestíveis, promovendo a soberania alimentar.4. Regulação da exploração florestal:
- Proibir o abate simultâneo de árvores a 100%; permitir apenas cortes faseados e dispersos.
- Promover a biodiversidade nas áreas florestais, evitando monoculturas.
5. Limite de impermeabilização: Estabelecer um limite máximo de impermeabilização dos solos urbanos de 60%.
Planeamento e Gestão Urbana
(Clica aqui para acederes aos PDF com a fundamentação e instruções como preencher e submeter a proposta)
1. Densificação das áreas urbanas: Maximizar a ocupação do solo já urbanizado e garantir a existência de espaços verdes.2. Criação de Planos de Urbanização: Elaborar planos específicos para as principais centralidades urbanas (Famalicão, Joane, Riba de Ave, Ribeirão e Nine).3. Limitação de novas intervenções urbanísticas: Restringir a criação de novas unidades de planeamento e gestão.4. Promoção da reabilitação: Incentivar a reabilitação de edifícios existentes em vez de novas construções.
Mobilidade Sustentável
(Clica aqui para acederes aos PDF com a fundamentação e instruções como preencher e submeter a proposta)
1. Corredores verdes para pedestres e ciclistas: Criar rotas que facilitem a mobilidade não motorizada, especialmente em zonas escolares.2. Pedonalização dos centros urbanos: Fomentar a redução do tráfego rodoviário nas áreas urbanas.3. Transporte coletivo tendencialmente gratuito e elétrico: Promover um sistema de transporte público otimizado, especialmente para zonas periféricas.
Regeneração Natural e Proteção dos Recursos Hídricos
(Clica aqui para acederes aos PDF com a fundamentação e instruções como preencher e submeter a proposta)
1. Proteção de cabeços e linhas de água: Garantir a regeneração natural destes espaços, limitando as atividades permitidas.2. Regeneração de habitats degradados: Focar na recuperação de áreas críticas para a biodiversidade e espécies ameaçadas.
Novos Acessos à A7 e Eco Parque Tecnológico
(Clica aqui para acederes aos PDF com a fundamentação e instruções como preencher e submeter a proposta)
1. Exclusão de novos acessos: Não permitir a criação de novos nós de acesso à A7 e novas zonas industriais em:
- Fradelos
- Landim/Seide
2. Impedir urbanização em Cabeçudos: Proibir a construção de um Eco Parque Tecnológico nesta área.
Se quiseres podes ver o vídeo da sessão de apresentação destas nossas propostas e o debate que se seguiu, realizada no dia 13 de setembro, e que está disponível no nosso canal de YouTube, aqui.
🗓️ Lembra-te! O prazo para enviar as tuas propostas é até 23 de setembro, segunda-feira. Qualquer pessoa pode participar, e quanto mais gente se envolver, mais força daremos às nossas propostas!
Vamos juntos transformar o nosso território! 🌱
Sem comentários:
Enviar um comentário