No passado dia 23 de setembro regressámos ao Monte de Santa Catarina e registámos a regeneração natural que está a acontecer na área do Penedo da Lua.A área onde desenvolvemos os trabalhos foi, em outubro de 2022, profundamente maltratada. Não se tratou de uma simples operação de corte raso da vegetação. Para além do corte, as raízes das árvores foram arrancadas e o solo foi quase totalmente revolvido e decapado, deixando o banco de sementes enterrado em profundidade ou exposto aos elementos e ação humana, pelo equipamento pesado que ocupou o local durante dias e posteriormente pela utilização da área por desportos motorizados.
Mesmo assim, a capacidade regenerativa da natureza é surpreendente!
Na área que pretendemos que seja devolvida à natureza e à população de Famalicão, o “planalto” do Penedo da Lua e as suas encostas, fizemos o inventário (contagem) das novas árvores em cerca de 30% desse terreno. Estes foram os resultados:
- 124 sobreiros;
- 4 carvalhos;
- eucaliptos – pontuais;
- 0 (zero) acácias – numa área identificada no projeto da Central Fotovoltaica de Gemunde como acacial!?!
Desenvolvemos os trabalhos dividindo o terreno (inventariado) em 3 partes e por cada jovem árvore foi colocada uma estaca com uma bandeirola vermelha – conforme podem ver nas fotografias da ação.
Muito obrigada/o a todas/os as/os que se juntaram a este dia, primeiro dia de Outono, e às/aos muitas/os que nos têm ajudado a fazer do Monte de Santa Catarina / Monte do Facho o futuro Parque Florestal de Famalicão.
Nota: no final da contagem todas as estacas e fitas foram recolhidas para que a nossa passagem não deixasse marcas.
Sem comentários:
Enviar um comentário