CAMINHADA Descobrir o património natural: Cavalões e Gondifelos

A Associação Famalicão em Transição, na qualidade de uma das entidades organizadoras dos Encontros Convergência Ambiental, participa no Dia da Ação Comum pela Natureza com uma caminhada pelo concelho no dia 12 de outubro.

CAMINHADA  Descobrir o património natural: Cavalões e Gondifelos

A caminhada pretende promover a observação do património natural e sensibilizar para a sua preservação e valorização. O exercício físico e o convívio também estão nos objetivos desta caminhada.



Iremos observar este território de xistos e granitos, onde surgem filões de quartzo, minas desativadas de estanho e tungsténio, caulino, metamorfismo de contacto e relevo de montes e colinas, atravessado pelo vale do rio Este, que se encontra ocupado por assentamentos humanos e campos agrícolas, cultivados, sobretudo, por milho, em particular forrageiro.

Da vegetação arbórea nativa, há poucos sinais. Os solos delgados merecem atenção. A fauna é discreta, embora possam ser observados sinais de coelhos, raposas e outras espécies.
Sobranceiro ao rio, o castro de Penices dominava estas terras, numa relação estreita com a exploração mineira. Os moinhos aproveitaram estrategicamente o rio. A fábrica de papel também.
A ação antrópica encontra-se omnipresente, e a paisagem está em profunda mutação. Vai ser esta a descoberta nesta caminhada.

Ponto de partida e de chegada: Parque da Devesa, junto à Casa do Território (deslocação de autocarro).

Inscrição obrigatória, limitada e gratuita em: goo.gl/hpXtii
Limite mínimo de participantes: 15
Limite máximo de participantes: 40

Itínerário: Rua Alto da Senra (Cavalões) - Pedras Negras - Rua da Graça (Gondifelos) - Castro de Penices - rua da Igreja Velha - N206 - Rua Dr. Luís Oliveira - Rua dos Fiães - Rua Castro de Penices.
Grau de dificuldade da caminhada: Fácil.
Distância da caminhada: 11 Km

Lanche-convívio: pede-se que cada participante leve lanche, para confraternização no final da caminhada. Sugerimos que seja veggie e que evitemos o uso de plásticos.

Nota: A organização não assume qualquer encargo com acidentes pessoais ou contra terceiros. Cada participante assume as suas responsabilidades na participação desta caminhada.

3 comentários:

  1. Ola,
    por acaso não têm a trilha gravada para uso em gps ou telemovel?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Jorge!
      Não temos este trilho identificado nesse tipo de suporte eletrónico, ainda.
      A definição e classificação deste Trilho das Minas é um trabalho que ainda se encontra em curso e sobre o qual esperamos poder dar mais novidades nos próximos tempos.
      Obrigado pelo contacto!

      Eliminar