Ciclo de Conversas "Educação em Transição"
Abordagens humanísticas na educação:
Abordagens humanísticas na educação:
Modelo Pedagógico Reggio Emilia e Forest School
No próximo dia 02 de Fevereiro de 2018 às 21h realiza-se na Casa de Esmeriz (Rua Jorge Silva, 286, 4760-480 Esmeriz) em Vila Nova de Famalicão, mais uma conversa do Ciclo "Educação em Transição" dinamizado pela Associação Famalicão em Transição.
Para apresentar os modelos Reggio Emilia e Forest School, temos como convidados a equipa pedagógica do "Mundo da Floresta" - iniciativa educativa de inspiração Reggio Emilia e Forest School da Associação "O Mundo somos Nós" (Braga) e Cédric Pedrosa - Educador com formação Forest School (Porto).
Numa conversa destinada a mães, pais, professor@s, educador@s e tod@s @s que sentem a necessidade e a urgência de repensar a educação no sentido da humanização e da aproximação à natureza.
Inscrição pelo link https://goo.gl/pKPskQ co m donativo consciente para custos de organização (1,5€ para sócios e 2€ para não sócios)
Pedagogia de Reggio Emília
Abordagem pedagógica que surge da iniciativa de um grupo de cidadãos, na cidade de Reggio Emília, norte de Itália, após o término da Segunda Guerra Mundial. Impulsionados pelas teorias psicopedagógicas inovadoras nos anos 50 e 60, com Jean Piaget, Lev Vygotsky e John Dewey; e também de pedagogos italianos, como Maria Montessori, irmãs Agazzi, Bruno Ciari, este modelo foi liderado pelo pedagogo e educador Loris Malaguzzi e parte do pressuposto de que a criança nasce com as suas “cem linguagens” e que a tarefa prioritária do educa dor é a escuta e o reconhecimento das múltiplas potencialidades de cada criança, que deve ser observada e atendida em sua individualidade. Saiba mais aqui: http://www.reggiochildre n.it
Forest School (Outdoor Learning)
Movimento educativo que teve início anos 50 e tem vindo a crescer nos Estados Unidos e na Europa, define-se como uma metodologia de educação ao ar livre, onde as aprendizagens são feitas num contexto de bosque ou floresta e as crianças aprendem a partir da realização de experiências práticas na natureza ao longo de todo o ano. Privilegia a autonomia e iniciativa da criança e pressupõe a orientação de um líder, cuidadosamente formado e acompanhado. Saiba mais aqui: http://www.forestschoolassocia tion.org/
Sem comentários:
Enviar um comentário