Curso avançado de Metodologias de design em Permacultura,
com Guy Miklos
Datas: 28/29 janeiro e 11/12 fevereiro, em Guimarães
«Se depois de fazeres um curso de design em Permacultura (PDC) sentes que gostavas de aprofundar os temas de planeamento, design e metodologias para conseguires fazer designs para ti ou para outros, este curso é para ti!
É o espaço/terreno que nos indica as melhores soluções para as nossas necessidades, quer seja no campo, na cidade, pequena escala ou grande escala.
Se abraçarmos todas as capacidades do espaço/terreno, e distinguirmos as “vontades” das “necessidades” então uma boa solução vai surgir. As ideias devem então fluir naturalmente, sem imposição das nossas vontades!
Durante este curso vamos seguir uma abordagem sistemática sobre o design em Permacultura, aplicá-lo a um terreno que pode ser o teu ou de um colega de grupo. Se queres desenhar o teu espaço, traz para a primeira sessão em papel ou computador:
foto do terreno do GoogleEarth
foto do terreno do GoogleEarth com mais 1km de raio envolvente ao terreno
todo o material topográfico que disponhas do terreno e arredores
qualquer mapa da zona
o máximo de fotos do terreno/espaço
Durante os 12 dias entre os fins de semana de curso, vai ser pedido que os participantes trabalhem nos designs escolhidos na primeira sessão. Os resultados desse trabalho serão o foco do último fim de semana.
Local: Guimarães, Quinta do Verdelho, uma quinta urbana em conversão para método de produção biológica (google maps).
Público alvo: Pessoas que tenham feito um Curso de Design em Permacultura (PDC, 72 horas) ou equivalente.
Horário: 09h30 as 18h30 (Sábado e Domingo)
Investimento: 140 euros. Inclui: Formação certificada, estadia em regime de campismo, alimentação (refeições vegetarianas: almoços e lanches).
Conteúdo:
Agendamento
Planeamento estratégico
Alinhamento de processos
Indicadores de desempenho
Analisar prioridades no projecto
Sequência dos trabalhos
Especificação de cima p. baixo
Refinamento iterativo
Aplicação prática
Gestão de incertezas
Ler a paisagem/terreno
Descoberta de exigências
Diagramas analíticos
Aplicação de padrões
Planeamento do ponto chave (keyline)
A abordagem de Guy à permacultura é que o design sempre se desenvolve a partir de recursos da paisagem, seus arredores, a ecologia e as pessoas e evita linhas imponentes ou padrões impostos. Designs surgem, aprendendo a partir da observação e elaborando sobre o que a paisagem sugere.
Para inscrição e questões contactar: yassinebenderra@hotmail.com
Após inscrição iremos enviar os dados para pagamento através de transferência bancária de 50% do valor, os restantes 50% deverão ser pagos na chagada à Quinta do Verdelho.
É necessário o mínimo de 10 participantes para o curso avançar. E terá uma lotação máxima de 24 participantes. É possível acampar no local.»
Fonte: e-mail de Yassine Benderra e evento no Facebook
Sem comentários:
Enviar um comentário