Produtos Biológicos em Famalicão

agricultura biológica é uma forma de agricultura que não utiliza produtos químicos de síntese, nem como pesticidas nem como fertilizantes. As doenças e pragas das culturas são sobretudo prevenidas, por imitação da natureza e por técnicas que respeitam a saúde das pessoas, do solo, da água e  do ambiente em geral

Logótipo da agricultura biológic na UE
«O princípio fundamental da agricultura biológica  é o respeito pela natureza e a estrita proibição de pesticidas ou adubos químicos de síntese. O solo é também um dos pilares fundamentais: ao contrário da agricultura "tradicional" que empobrece e mata o solo, com a prática da agricultura biológica o solo é enriquecido. Toda a matéria orgânica não consumida é devolvida ao solo (e mesmo parte da consumida: o estrume). Com compostagem ou sem compostagem (adubação verde).


A agricultura biológica baseia-se na biodiversidade: para além de  certas plantas atuarem como "defensoras" ou "ajudantes" de outras (consociações), se ocorrer uma devastação de uma espécie, por doença, praga ou intempérie, há uma grande probabilidade de outras espécies resistirem e não haver grandes perdas. » (ver mais aqui).

Em Vila Nova de Famalicão, desde 2012 que existe a


uma iniciativa promovida pelo Gabinete de Sensibilização Ambiental da Câmara Municipal, e que disponibiliza "produtos saborosos e amigos da saúde e do ambiente, levando o melhor da produção biológica aos famalicenses".

Em 2017, esta venda continuará a ocorrer ao segundo e quarto sábado do mês, entre as 9h00 e as 13h00, junto à Praceta Cupertino de Miranda, na Praça D. Maria II.

Feiras de Produtos Biológicos 2017:
14 e 28 Janeiro
11 e 25 Fevereiro
11 e 25 Março
8 e 22 Abril
13 e 27 Maio
10 e 24 Junho
8 e 22 Julho
12 e 26 Agosto
9 e 23 Setembro
14 e 28 Outubro
11 e 25 Novembro
9 e 23 Dezembro

Atualmente, não tenho conhecimento de nenhum estabelecimento aberto ao público em Famalicão (cidade) que venda produtos biológicos frescos.

Para além dos produtores que integram a Feira de Produtos Biológicos, pode também obter  produtos de agricultura biológica cabazes em V. N. Famalicão:

  • Através da CHUCHUBIO, que disponibiliza os cabazes aos associados (AMAP), em Vilarinho das Cambas (contactos: chuchubio.ab@gmail.com | 918460698 / 964659330)
  • Através da NETrural alimentação saudável , por entrega de cabaz biológico de hortícolas ao domícilio, em Famalicão, Trofa e Santo Tirso (contactos: brigidamarisa@gmail.com | 927560463)

Se conhecerem mais lojas/ agricultores/ empresas/ sites, onde se possa adquirir produtos biológicos no concelho de Vila Nova de Famalicão, agradecemos que nos informem em comentário a esta mensagem, ou por e-mail para famalicaom@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário