2ª Reunião sobre Transição - resumo

No passado dia 15/07/2011, o grupo de transição em Vila Nova de Famalicão chegou às 15 pessoas.  Fica aqui o registo da conversa: 


Programa :
1) Troca de ideias sobre princípios da transição – continuação
2) Discutir sobre adesão formal à rede Transition Network
3) Possibilidade de formar grupo-piloto, coordenador e temporário.
4) Discutir sobre constituição de grupos de trabalho para as diferentes áreas .

Presenças:
1. Ana Azevedo
2. Albertina Pereira
3. Armindo Magalhães
4. Cristiana Caldas,
5. Graça Marques
6. Helena Pinheiro
7. José Marques
8. Lígia Silva
9. Luciana Lopes
10. Manuel Cruz
11. Manuela Araújo
12. Nuno Mendes
13. Paulo Mesquita
14. Sandra Costa
15. Víctor Moreira

Resumo:
Nesta segunda reunião não se avançou tanto como na primeira, o que é natural nesta fase de arranque da Transição em Vila Nova de Famalicão. Foram trocadas ideias sobre Permacultura, aproveitando a presença do Víctor Moreira, com experiência e conhecimentos nesta área.

Foram lidos e discutidos os princípios da Rede de Transição (Transition Network):  1. Visão Positiva;  2. Ajudar as pessoas a ter acesso a boa informação e confiar nelas para que tomem boas; 3. Inclusão e Abertura; 4. Activar a partilha e o trabalho em rede; 5. Construir Resiliência; 6. Transição Interior e Exterior; 7. A Transição faz sentido - a solução é do mesmo tamanho que o problema; 8. Subsidiariedade: auto-organização e tomada de decisão ao nível adequado.

Foram trocadas ideias sobre Transição e sobre o futuro, mas a maioria do grupo presente sente precisar de mais informação sobre Rede Transition Network para decidir sobre a eventual adesão formal. Foram avançadas hipóteses de associação e de cooperativa para a formalização do movimento.

Quanto à criação de um grupo piloto, ofereceram-se desde já como voluntários Albertina Pereira, Ana Maria Azevedo, Armindo Magalhães, Luciana Lopes, Manuela Araújo, Nuno Mendes e Sandra Costa. 

Posteriormente, cada um dos presentes da área para que se sente mais vocacionado a intervir ou ajudar (agricultura, alimentação, energia, comércio, indústria, saúde, educação, cultura, transição interior, ligação ao exterior, etc.).

Próxima Reunião ficou prevista para o dia 29/07/2011, às 21:45h, no Espaço Mangala (Rua de Santo António, Edifício Matriz Antiga, loja 7) , com projecção de vídeos sobre Transição.

Sem comentários:

Enviar um comentário