"FLORESTA ETERNA" - Ambientar-se - 26 de outubro

"Eternal Forest", de Evgenia Emets, 2018 (40 min)

Documentário premiado no festival de cinema ambiental da serra da Estrela, CineEco 2018, na categoria "Panorama Regional" (dia 21 de outubro).

26 outubro 2018  
21h30 
Casa do Território
Parque da Devesa
Vila Nova de Famalicão


Sessão Ambientar-se  dinamizada pela Associação Famalicão em Transição.

Estará presente no debate /tertúlia, em videoconferência,  a realizadora e artista  Evgenia Emets .

São também convidados para o debate, Raul Silva e Jorge Morais, representantes da Quercus Aveiro e do Projeto Cabeço Santo, que visa promover a recuperação ecológica e paisagística do Cabeço Santo e a educação para a sustentabilidade.

Sinopse:  «A ideia de "Floresta Eterna" é repensar a nossa relação com a floresta, reconetar e transformar a comunidade através de um projeto de arte, envolvendo as pessoas ativamente na sua co-criação. O projeto teve lugar em Gois, Portugal, que sofreu incêndios sem precedentes em outubro de 2017 devido a décadas de práticas florestais insustentáveis e à monocultura generalizada de eucalipto em Portugal, ao colapso das comunidades e à desertificação humana.
O projeto inclui num documentário artístico, uma série de trabalhos de poesia visual, incluindo um livro da artista, e uma experiência na floresta.
O documentário "Eternal Forest" repensa e transforma a relação de uma comunidade com as suas florestas, através das vozes das pessoas que vivem em Goís, Arganil e Lousã.»

Alertando para a necessidade de defender a floresta, a Associação Famalicão em Transição apresenta este documentário, um ano depois das tragédias dos incêndios de 15 de outubro de 2017.

Trailer


(mensagem publicada inicialmente em 5/10/2018, republicada a 24/10, com informação sobre o prémio no CineEco)

Sem comentários:

Enviar um comentário