Fertilidade dos Solos e Nutrição Vegetal, 14/7

NOTA de 11/7/2019:  Dado que não atingimos o número de inscrições mínimo para viabilizar a realização da sessão "Fertilidade dos Solos e Nutrição Vegetal", a sessão prevista para 14 de julho foi CANCELADA. Pedimos desculpa pelo incómodo e agradecemos a compreensão.
 *************************************************************************************************************************

Sabia que o solo tem vida? Fungos, bactérias, minhocas e muitos outros seres vivos que habitam os solos, trabalham diariamente para o melhoramento da fertilidade e morfologia dos solos. Nesta sessão iremos abordar as características morfológicas dos solos e quais os nutrientes mais necessários para a agricultura. Iremos também aprender como identificar as carências nutricionais das plantas e como as corrigir.

Venha participar na Palestra "Fertilidade dos Solos e Nutrição Vegetal" e aprofundar o seu conhecimento acerca deste assunto tão útil para o seu dia-a-dia.


Palestra FERTILIDADE DOS SOLOS E NUTRIÇÃO VEGETAL

Data: 14 de julho de 2019
Hora: 10h00 às 12h30
Local: Serviços Educativos do Parque da Devesa
Organização: Associação Famalicão em Transição
Facilitador: António Martins
Parceria: Horticultura Terapêutica
Apoio: Município de V.N. Famalicão / Parque da Devesa

Inscrições (limitadas) em: goo.gl/hpXtii
Valor: 10 euros (sócios Famalicão em Transição: 8 euros)
Informações: afetra.inscrever@gmail.com
Evento Facebook:

Ambientar-se: "JANE" - 28/6

A próxima sessão Ambientar-se ocorre no dia 28 de junho às 21h30 na Casa do Território, Parque da Devesa, com o documentário
JANE
(2017, National Geographic, 1h30)

«A partir de imagens inéditas guardadas nos arquivos da National Geographic, Brett Morgen realizou um documentário sobre a vida da primatóloga Jane Goodall, uma mulher cuja pesquisa sobre chimpanzés revolucionou a nossa compreensão do mundo natural.»

A sessão terá como convidado para a dinamização do debate, Vasco Flores Cruz, Ecólogo, que se dedica ao estudo e proteção da natureza, mentor e coordenador do projeto da Paisagem Protegida das Pateiras do Ave


Participação livre e gratuita



**************************************************************************
As sessões AMBIENTAR-SE são uma parceria entre o Município de Vila Nova de Famalicão (Equipa Multidisciplinar de Gestão do Parque da Devesa) e associações locais ligadas à proteção do ambiente, que constam na exibição de um filme de tónica ambiental com debate no final. Associações parceiras:
AREA - Associação Amigos do Rio Este
Associação Famalicão em Transição
H2Ave - Associação Movimento Cívico para a Dinamização e Valorização do Vale do Ave
VENTO NORTE - Associação de Defesa do Ambiente e Ocupação dos Tempos Livres
YUPI - Associação para o Desenvolvimento Local

Informações: parquedadevesa@vilanovadefamalicao.org / 252 374 184

Workshop Fertilizantes e Fitofármacos - resumo

Decorreu no domingo 16 de junho, em Requião, a sessão "FERTILIZANTES E FITOFÁRMACOS" do ciclo "Agricultura Biológica e Natural", monitorizada por António Martins, do Projeto Horticultura Terapêutica.

A formação aconteceu na sede da Junta de Freguesia de Requião, a quem a Associação Famalicão em Transição, que promoveu a iniciativa, agradece a disponibilidade e o apoio.

O workshop teve uma componente teórica no interior, e um a componente prática no exterior. A seguir ficam algumas fotografias da atividade.


Novas ecologias do saber num mundo em Transição, 27/6

Conferência decorre a 27 de Junho, pelas 21h00, na CESPU

«O Município de Vila Nova de Famalicão, em colaboração com a Associação Famalicão em Transição, a Federação Concelhia das Associações de Pais de Famalicão e o Centro de Formação de Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão, organizam o II Ciclo de Conferências em Educação: “Novas Ecologias do Saber num mundo em Transição”, com Nuno da Silva, no próximo dia 27 de junho, às 21h00, no auditório da CESPU.

A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória. Passa-se certificado de participação a quem pretender. Inscrições online: https://forms.gle/sDADxG16saGyCf868

Vivemos num mundo em rápida mudança, cada vez mais complexo e volátil, onde coabitam desigualdades absurdas (até o final de 2016, oito pessoas possuíam a mesma riqueza que 3,6 bilhões de pessoas), um sentimento crescente de insegurança e imprevisibilidade, e uma progressiva desconexão a vários níveis: a) uns com os outros e a consequente degradação de práticas comunitárias; b) com a natureza, resultando na continua destruição dos ecossistemas e, c) em nós próprios afastando-nos do nosso potencial, impedidos de partilhar os nossos dons com o mundo. Coletivamente, insistimos em reproduzir soluções que não satisfazem a maior parte das pessoas, nem beneficiam o planeta.

Ao mesmo tempo, assistimos a uma crescente onda de transformações profundas de consciência, de formas de viver e de colaborar, um pouco por todo o mundo, que oferecem esperança que o mundo mais belo que os nossos corações sabem ser possível, é de facto possível. No cerne desta grande transição para um novo paradigma de sociedade, está a educação. É por isso fundamental entramos em diálogos geradores com mentes e corações abertos, de forma a podermos re-imaginar novas ecologias de aprendizagem que melhor sirvam o espírito do nosso tempo.

Esta é uma oportunidade para todos participarem num diálogo gerador que convida a construir uma escola para o Século XXI.


Nuno da Silva é um Economista "recuperado”. Um explorador de práticas emergentes para abordar problemas complexos em ambientes incertos e voláteis. Diz quem o conhece que Nuno da Silva desenha, facilita e ensina abordagens colaborativas, participativas e experienciais para aprender tanto quanto desaprender. Como um explorador de práticas incorporadas para lidar com processos vivos, combina diversas práticas com o objetivo de contribuir para uma Regeneração Ecológica e Cultural.

No passado, desenhou e dirigiu cursos de formação, experiências educativas e processos colaborativos para várias organizações e instituições internacionais, como o Centro Europeu para a Interdependência Global e Solidariedade, a Fundação Ásia Europa, o Fórum Europeu da Juventude, o Fórum Latino-americano de Juventude, o Conselho Nacional de Juventude, entre outros. Trabalhou durante quatro anos com o Banco Mundial e o Ministério da Educação de Timor-Leste em Programas de Educação de Adultos e Ensino Recorrente. Atualmente, é Gestor Operacional da quinta CO Project em Tomar, é curador na The Emergence Network, co-criador do RIPPLES of the New eXperiment, catalisador da comunidade de Art of Hosting em Portugal, membro fundador da FESCOOP - a primeira cooperativa de finanças éticas em Portugal, formador do hub Português da Rede de Transição e colaborador da Rede Global de Transição, membro da Bolsa de Formadores da Plataforma Portuguesa de ONGDs e da Bolsa de Formadores do Conselho da Europa e catalisador do grupo Europeu e Global da Prática Social Reflexiva da Proteus Initiative.

Nuno da Silva gosta de construir pontes entre ideias, práticas, lugares, pessoas, os centros e as periferias e tem experimentado trabalhar sem uma categoria profissional.»

Fonte: Município de Vila Nova de Famalicão

Workshop Reflexologia Podal 30/6

NOTA de 24/6/2019:  Dado que não atingimos o número mínimo de inscrições para o Workshop Reflexologia Podal (Adultos), a sessão de 30 de junho foi CANCELADA.  Esperamos marcar nova data para a sessão entre setembro e outubro; logo que agendado, divulgaremos.  Pedimos desculpa pelo incómodo e agradecemos a compreensão.
 *************************************************************************************************************************

No dia 30 de junho a Associação Famalicão em Transição organiza o "Workshop Reflexologia Podal (adultos)", a terceira sessão do ciclo "Estar Bem", em parceria com BeWell Reflexologia, um conjunto de workshops dedicados ao bem-estar, com a facilitadora Belém de Faria.


«A reflexologia podal é uma terapia da Medicina Tradicional Chinesa, praticada há 4000 anos.
Venha conhecer todos os benefícios desta terapia natural.  O programa deste workshop é o seguinte:

Primeira parte: uma rápida apresentação da Reflexologia 
    DEFINIÇÃO
    HISTÓRIA
    OBJECTIVOS
    OS CUIDADOS

Segunda parte: Uma explicação do que os pés nos podem indicar
    OBSERVAÇÃO DO PÉ
    INTERPRETAÇÃO

Terceira parte: Aprendizagem da técnica com prática em voluntários
    O MAPA
    AS TÉCNICAS
    SEQUÊNCIA DE RELAXAMENTO
    SEQUÊNCIA DE MASSAGEM
    PRÁTICA

Duração: 2h

Embora a reflexologia possa ser praticada em bebés, crianças e adultos recomendamos este workshop para adultos e/ou crianças a partir dos 12 anos. 
Este workshop não é sujeito a certificação, mas pode pedir um comprovativo de presença. Contudo terá os conhecimentos necessários para poder praticar a reflexologia em si e/ou nos seus familiares.»
Belém de Faria


Workshop  REFLEXOLOGIA PODAL (adultos)
Data: 30  de junho de 2019  
Hora: 10h00 às 12h00
Local: Casulo da YUPI, Central de Camionagem, V.N. Famalicão

Inscrições (limitadas) em: goo.gl/hpXtii
Valor: 10 euros (sócios Famalicão em Transição: 8 euros)
Informações: afetra.inscrever@gmail.com

Agradecemos o apoio da YUPI que cedeu o espaço do Casulo para os workshops Estar Bem.


Estão previstas mais 2 sessões de Reflexologia, uma para crianças (data prevista 15/9) e outra para bebés (data prevista 17/11)