Encontro Troca de Sementes - agradecimentos

Foto: Pedro Pereira
Foi uma verdadeira festa o Encontro Troca de Sementes de Famalicão! Felizmente vieram muitas mais pessoas do que o esperado e de muitos lados: de Famalicão (óbvio), do Porto, da Maia, de Gondomar, da Póvoa de Varzim, da Trofa, de Santo Tirso, de Barcelos, de Braga, de Viana do Castelo, de Fafe , de Penafiel…, e até vieram representantes de um casal da Serra da Gardunha, que trouxeram sabonetes artesanais para trocar por sementes.

Foto: Círculo de Sementes de Santo Tirso
 A Atimati, do Grupo Troca de Sementes e uma guardiã de sementes de respeito, mal chegou ficou de tal maneira rodeada de pessoas, que quase nem aparece nas fotos. O que não admira, pois além da vasta colecção de sementes de variedades tradicionais que possui, os conhecimentos que gosta de partilhar são uma fonte inesgotável de saber e inspiração para quem a ouve!

Mas este encontro não se faria sem as pessoas e sem muita ajuda, por isso, o Grupo Famalicão em Transição vem por este meio agradecer:

Para além das sementes trocadas, do convívio, conhecimentos e partilha que ali se deram, uma boa semente foi lançada em Famalicão!

Esperamos poder ter novo encontro no próximo ano, e que nessa altura, aqueles que desta vez ainda não tinham sementes para trocar, tragam já as sementes por si recolhidas das plantas que agora vão semear! E, sobretudo, preservando e reproduzindo as variedades tradicionais que agora estão em declínio!  Essa será a melhor recompensa, esse é o objectivo! 


Foto: Carlos Dantas






Foto: Nuno Mendes
Foto: Nuno Mendes
(Mais fotos aqui)

5 comentários:

  1. Eu é que agradeço a iniciativa!
    Este ano não levei nada para trocar, mas trouxe algumas sementes que, quando as hortas urbanas abrirem, espero plantar... Espero que no próximo ano exista novamente esta iniciativa, para que eu possa levar as sementes descendentes das que me deram!

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Assim esperamos Nat. :)

    Obrigada pelo seu testemunho, neste comentário e no seu blogue

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Olá.
    Uma feliz iniciativa que perdi por razões de saúde e estava tão entusismado que colaborei na divulgação colocando o poster no blog Horta de Codeçais.
    Nas fotos do encontro aparecem algumas identificando um Círculo de Sementes de Santo Tirso. Desconheço a existência de tal círculo de sementes e muito gostaria que me fosse facultado o contato, será possível?
    Tenho residencia habitual em Stº Tirso e desenvolvo a atividade ligada à agricultura também no concelho, em Monte Córdova, razão pela qual ficaria muito agradado pelo contato desse Círculo de Sementes.
    Muito obrigado pela excelência dos conteúdos no blog Sustentabilidade é Acção.

    Cumprimentos
    António A.
    www.hortadecodecais.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva, António A.

      Agradeço a sua colaboração na divulgação do Encontro Troca de Sementes em Famalicão e também as palavras de apreço pelo blogue Sustentabilidade é Acção.

      Foi uma pena não ter podido participar, mas pelo sucesso da iniciativa atrevo-me a arriscar que haverá mais :)

      Também eu só soube da existência do Círculo de Sementes de Santo Tirso nesse dia. Deixei no seu blogue e também deixo aqui o link para o blogue Círculos de Sementes, cujos contactos do círculo de Santo de Tirso (e outros) estão na página
      http://circulosdesementes.blogspot.pt/p/circulos.html:

      CÍRCULO SEMEARTE
      Iniciou em: 24 de Outubro de 2012
      Dinamizado por: Ana João Ferreira da Costa Andrade
      Localidade: Vilarinho Sto Tirso
      Contacto: anandrade82@gmail.com

      Mais uma vez, muito obrigada, e parabéns pelo seu blogue Horta de Codeçais!

      Cumprimentos,
      Manuela Araújo

      Eliminar
    2. Parece que o link para a página com os contactos da rede de círculos não funcionou bem, o endereço é: circulosdesementes.blogspot.pt/p/circulos.html

      Eliminar