Massa Crítica em Famalicão - Dia 25 de Novembro


O movimento Massa Crítica chega a Famalicão, e começa com um passeio de bicicleta na próxima sexta-feira à noite, dia 25 de Novembro de 2011 com organização dos Amigos do Pedal, de cujo site foi transcrito o texto que se segue:

"Já existem em mais de 350 cidades de todo o mundo um movimento chamado Massa Critica. Está na hora de Famalicão engrossar esse numero, assim todas as sextas-feiras de cada mês saira da Praça Cupertino Miranda pelas 21 horas um passeio pelas ruas da cidade.

Para os que vivem mais longe espera-se cerca de meia... É melhor trazerem capacete,  luzes, à frente e atrás, e reflectores nas rodas 

Pretende-se com este movimento por um lado sensibilizar das vantagens do uso da bicicleta no dia a dia, por outro lado habituar os automobilistas a respeitarem quem usa este tipo de veiculo. "

O que é a Massa Crítica? Aqui fica a descrição, do respectivo site:

"Uma Massa Crí­tica (MC) é um passeio no meio da cidade feito em transportes suaves. Realiza-se sempre na última sexta-feira de cada mês às 18h00, partindo de um local pré-determinado.

As MC também são conhecidas nos países lusófonos como "Bicicletada" porque a maioria dos participantes desloca-se em bicicleta. No entanto o termo "Massa Crítica" é mais apropriado porque encoraja a participação de pessoas que se deslocam de outras formas suaves: patins, skate, trotinete, etc

Para lá das motivações pessoais de cada participante, a MC é uma celebração da mobilidade suave que permite aos ciclistas circular com mais segurança e facilidade, marcando a sua presença no espaço público e tornando-a visível pelo número e densidade da concentração.  Esta "segurança através da quantidade" torna-a uma excelente forma de iniciação à utilização de veículos suaves em espaço urbano.

O termo "massa crítica" refere-se à situação comum na China em que quando um ciclista pretende, por exemplo num cruzamento, atravessar por entre uma linha de tráfego para seguir o seu caminho, espera, então que se junte a ele um grupo numeroso de outros ciclistas que queiram ir no mesmo sentido, para então atingindo-se o número de pessoas suficientes possam então dar seguimento ao seu sentido de circulação."


Massa Crítica de Portugal no Facebook - aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário