Atividades -2016

Nesta página, fazemos um resumo da atividades promovidas pelo Grupo Famalicão em Transição desde que existe como grupo, em 2011, e mesmo anteriores. O grupo inicial formou-se na reunião de 1 de julho de 2011 (resumo aqui); entretanto, por diversos motivos (como emigração, mudança de localidade ou indisponibilidade profissional ou por motivos de saúde) alguns dos elementos já não fazem parte do núcleo ativo, mas novos elementos se tem juntado e participado.  Desde 25 de agosto de 2016, somos a Associação Famalicão em Transição.

2016

Aula de BIODANZA
Dia 6 de dezembro de 2016, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão.
Com os Facilitadores Ana Maria Silva e Luís Miguel Alfaro (Porto).

Divulgação aqui. Evento Facebook aqui. Resumo e algumas fotos aqui . Mais fotos aqui e também  aqui.


Passeio MICOLÓGICO
Em parceria com a AVE - Associação Vimaranense de Ecologia, dia 19 de novembro de 2016, pelos carvalhais junto à Barragem da Queimadela, em Fafe.   Com a orientação de José Alberto Salgado e Cândido Cruz.

Divulgação  aqui. Evento Facebook aqui. Resumo e algumas fotos aqui e mais fotos aqui (facebook).

CONVÍVIO de apresentação da Associação
5 de outubro de 2016. De manhã: no Parque da Devesa, convívio e piquenique: De tarde: no edifício dos Serviços Educativos do Parque da Devesa, trabalhos em grupo.

Divulgação e programa  aqui. Evento Facebook aqui. Resumo e fotos aqui (para mais fotos entrar em contacto).


"O VENENO ESTÁ NA MESA", 
Sessão AMBIENTAR-SE, com filme e debate. Convidados: Olívia Silva e José Mendes da Chuchubio.

16 de setembro de 2016, às 21h30
Na Casa do Território, Parque da Devesa

Divulgação aqui. Evento Facebook aqui. Resumo e fotos aqui e mais fotos aqui
"A GUERRA DOS CEREAIS"
Sessão AMBIENTAR-SE, com filme e debate. Convidados: Elsa Aroso (Atimati) e Raúl Rodrigues

15 de abril 2016, às 21h30
Na Casa do Território, Parque da Devesa

Divulgação aqui. Evento Facebook aqui.
Fotos aqui

"5ª Troca de Sementes de Famalicão" 
20 de março de 2016, 14h30-17h30  |  Parque da Devesa
Divulgação aqui e aqui.  Evento Facebook aqui.
Resumo aqui e mais fotos aqui


"Convívio Famalicão em Transição" 
7 de fevereiro de 2016, na Casa do Território, Parque da Devesa.

Divulgação aqui
Evento Facebook aqui.




"Curso Prático de Podas e Enxertias 7" - edição 2016
Com Ricardo Carneiro Ferreira

Em Requião, Quinta da Ribeira, no dia 31/1/2016

Divulgação aqui
Evento Facebook aqui.
Fotos aqui.


2015

"A CONSPIRAÇÃO DAS VACAS 
O Segredo da Sustentabilidade"
1ª sessão AMBIENTAR-SE, com filme e debate
Convidados: Ana Cristina Costa (Quercus Braga) e Carla Sousa

16 de outubro 2015, às 21h30
Na Casa do Território, Parque da Devesa

Divulgação aqui. Evento Facebook aqui.
Fotos aqui


"4ª Troca de Sementes de Famalicão "   1 de março de 2015  |  Parque da Devesa (divulgação aqui)
9h30 - 12h30:   Workshop /  com Atimati: “Recolha e preservação de sementes“  | Casa do Território
 14h30 - 17h30:     TROCA de SEMENTES  |  Central Camionagem

Fotos aqui



"Curso Prático de Podas e Enxertias 6" (2ª edição 2015)
Com Ricardo Carneiro Ferreira

Em Cruz, Quinta da Ribela, no dia 21/2/2015    


Divulgação aqui
Fotos aqui


"Curso Prático de Podas e Enxertias 5" ( 1ª edição 2015)
Com Ricardo Carneiro Ferreira

Em Requião, Quinta da Ribeira, no dia 1/2/2015


Divulgação aqui
Como foi: aqui
Mais fotos aqui.

2014


"Workshop sobre Alimentação", com Atimati,

No dia 13 de Setembro de 2014, na Casa do Território, Parque da Devesa.

Divulgação aqui.

Fotos aqui.


"Oficinas de Horticultura Ecológica", com Atimati ("Prevenção e tratamento de pragas e doenças" e "Identificação de plantas selvagens úteis"). A 1ª sessão foi realizada na Quinta de Ribela em Cruz,  dia 14 de junho de 2014. A 2ª sessão decorreu nas Hortas e Parque da Devesa, no dia 21 de junho de 2014.

Divulgação aqui. Fotos aqui; da 1ª sessão também aqui e da 2ª sessão também aqui.


2ª edição do Workshop "Cura pela Energia", com Atimati, realizada na Casa do Território, Parque da Devesa, no dia 17 de maio de 2014.

Divulgação aqui. Fotos aqui.



Quase no início da Primavera (16/3/2014) ocorreu  a 3ª Troca de Sementes de Famalicão, no Parque da Devesa. Uma excelente tarde de convívio, de troca de sementes, plantas, experiências e saberes, numa soberba tarde de domingo no Parque da Devesa em Vila Nova de Famalicão!
Ver aqui (divulgação) e aqui algumas fotos do evento.


Nesse mesmo dia (16/3/2014), da parte de manhã, foi a vez do Curso Prático Plantação de Árvores de Fruto, na freguesia de Antas, com o formador Ricardo Carneiro Ferreira. Como o terreno era bastante inclinado, as árvores forma plantadas na parte elevada adjacente a valas de infiltração (swales) para as raízes não encharcarem. Na freguesia de Antas.
Ver aqui (divulgação) e aqui como correu.


Em fevereiro  (8/2/2014), o Grupo Famalicão em Transição exibiu o filme “In Transition 1.0” (Em Transição 1.0 - Da dependência do petróleo à resiliência local), integrado na penúltima sessão do Curso de Design em Permacultura organizado e ministrado pelos Ceiba Permacultura (Henrique Zamith e Carla Braga), que decorreu em Vila Nova de Famalicão. A sessão incluiu uma apresentação do Movimento de Transição e das nossas atividades, com um interessante debate no final. Na Casa do Território, Parque da Devesa.
Ver aqui (divulgação) e aqui as fotos do Curso de Design em Permacultura dos Ceiba.


Em janeiro (25/1/2014), organizamos o Workshop Cura pela Energia, com a formadora Atimati, uma "terapia que faz uso do toque suave e de transmissão de energia através das mãos, provocando alterações a nível físico e a nível emocional". Na Casa do Território, Parque da Devesa.
Ver aqui (divulgação).



Uma semana antes (18/1/2014), ocorreu a nossa 4ª edição do Curso de Podas e Enxertias, que foi a segunda desse inverno e a primeira do ano. Mais uma vez, com o Ricardo Carneiro Ferreira, com a sua sabedoria, boa disposição e energia. Também na freguesia de Cruz.
Ver aqui (divulgação) e aqui as fotos.




2013


Embora organizado pelos Ceiba Permacultura, não podíamos deixar de mencionar o Curso de Design em Permacultura que ocorreu em diversas partes do concelho de Vila Nova de Famalicão (de 30/11/2013 a 9/2/2014). O Grupo Famalicão em Transição apoiou a excelente iniciativa do Henrique Zamith e da Carla Braga,  que também integram o nosso grupo.  Ver aqui a divulgação e aqui as fotos.

A 3º edição do Curso de Podas e Enxertias, (terceira do ano e primeira desse inverno), com o formador Ricardo Carneiro Ferreira, ocorreu na freguesia de Cruz, quase no final do ano (28/12/2013), depois de um adiamento devido ao estado das árvores de fruto, que ainda não tinham perdido a folha na data inicial.
Ver aqui (divulgação) e aqui as fotos.



O 2º Encontro Troca de Sementes de Famalicão (14/9/2014), incluiu, para além da troca propriamente dita, um  Workshop sobre Sementes com a Atimati, que teve uma excelente adesão. Mais uma vez, foram semeados encontros e partilhados saberes, para além das inúmeras trocas de sementes e pequenas plantas. Na Casa do Território e no Parque da Devesa. Ver aqui (divulgação) e aqui como correu.


Quem organizou os Eventos à Solta foi a Quintinha da Carvalheira, mas o Grupo Famalicão em Transição colaborou e apoiou a excelente iniciativa da Albertina Pereira e do Nuno Mendes, também pertencentes ao Grupo Famalicão em Transição. Foi um dia de Verão em pleno (13/7/2013), com diversas atividades ligadas à permacultura e espiritualidade.
Ver aqui a divulgação e aqui o programa.


Em abril (14/4/2013), e depois de dois adiamentos devido ao tempo de chuva intensa, finalmente ocorreu o Workshop Bomba de Aríete (ou Carneiro Hidráulico), tendo como formador Chris Ripley, da Quinta dos Melros (Tábua). Uma forma de bombar água sem gastar energia. E a água chegou a cerca de 13 metros acima.Na freguesia de Requião. Ver aqui (divulgação) e aqui a reportagem.


O sucesso da 1ª edição, levou a que pouco (3/3/2013) depois chegasse a 2ª edição do Curso de Podas e Enxertias com o Ricardo Carneiro. Desta vez, o local do curso saiu fora do concelho, pois decorreu Guilhabreu, em Vila do Conde. Ver  aqui as fotos.

Em fevereiro (24/2/2013),  decorreu  o Curso de Podas e Enxertias (1ª edição) com Ricardo Ferreira (Eng. Agrícola). Foi um dia muito bem passado, onde a boa disposição do Ricardo contagiou todo o grupo, e onde se aprendeu e praticou a poda de árvores de fruto, quer a poda de frutificação, quer a poda de  formação, bem como a enxertia de garfo.
Ver aqui (divulgação) e aqui algumas fotos.


Foi no dia das Senhora das Candeias (2/2/2013) que tivemos o primeiro Encontro Troca de Sementes de Famalicão, num dia lindo com sol e um banho de chuva no final.  Organizado pelo Grupo Famalicão em Transição e pelo Grupo Troca de Sementes, e com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão
Ver aqui (divulgação) e aqui algumas fotos.



2012

Foi na freguesia de Requião que ocorreu o Curso de Introdução à Permacultura dado pelos formadores Carla Braga e Henrique Zamith (20/5/2012). O workshop experimental destinou-se ao núcleo do grupo Famalicão em Transição, familiares e amigos.  A parte prática constou de fazer uma cama elevada do tipo "Hugelkultur" (ou "à Sepp Holzer"). Ver como foi aqui.


Nos primeiros meses de 2012, lançamos um ciclo de documentários com tertúlia no final, que ocorreram na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco (com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão):

3ª Sessão (21/4/2012), com o filme "O Poder da Comunidade: Como Cuba sobreviveu ao pico do petróleo", seguido de debate/tertúlia com o convidado Nuno Oliveira,  arquiteto vimaranense que tem colaborado com várias ONG da área do ambiente e transportes ao longo do seu percurso profissional e pessoal.
Ver aqui (divulgação), fotos aqui e filmagens do debate aqui.



2ª Sessão (17/3/2012), que incluiu o vídeo da palestra de Rob Hopkins em 2009 no TED" e o documentário "Em Transição 1.0" . Para o debate/tertúlia foram convidados Yassine Benderra e Joana Costa, permacultores e monitores de cursos de design em permacultura (PDC).
Ver aqui (divulgação), fotos aqui e filmagens do debate aqui.


1ª Sessão (18/2/2012), com o filme "Onde fomos parar? Vida no fim do império" , um filme que nos choca porque nos abre os olhos para uma realidade mundial que a maioria escolhe não ver. Debate/tertúlia com o convidado Francisco Flórido, Eng. Florestal e líder do Movimento Terra Solta (Porto).
Ver aqui (divulgação), fotos aqui e filmagens do debate aqui.


2011

A nossa primeira atividade organizada já como Grupo Famalicão em Transição foi o "Encontro com o Planeta em Famalicão" (24/11/2011), que incluiu a exibição do filme HOME, o mundo é a nossa casa, uma pequena apresentação do Movimento de Transição, e um pequeno lanche oferecido por patrocinadores locais. Este foi um evento integrado no movimento internacional "Moving Planet". Na Fundação Cupertino de Miranda.
Ver aqui (divulgação), no site internacional, e como foi aqui.


Em colaboração com a Quercus Porto, organizamos uma "Oficina de Introdução à Permacultura - Espiral de ervas" (6/11/2011), com o formador Ricardo Marques, Eng.º Ambiental, permacultor e dirigente da Quercus Porto. Na Escola Secundária Camilo Castelo Branco. E parece-nos que foi aqui, na conversa durante o lanche, que "nasceu" o primeiro curso de permacultura em Srrralves!
Ver aqui (divulgação) e como foi aqui.

Mas antes de existirmos como grupo, o que aconteceu em Julho de 2011, na sequência de uma reunião bem animada e produtiva, alguns de nós já se juntavam para ações pelo ambiente e sustentabilidade, em eventos de sensibilização para a mudança:

Promovemos a "Palestra sobre Transição para a Sustentabilidade" (17/06/2011), com o impulsionador do movimento de Transição em Paredes, o biólogo Miguel Leal, e que contou com a presença de cerca de 30 pessoas. Esta foi a germinação da semente do Grupo Famalicão em Transição.  No Espaço Mangala. Ver aqui (divulgação) e como foi aqui.


2010



Organizamos a "Caminhada pelo Clima Famalicão" (10/10/2010) pela cidade, integrada no Movimento Internacional de Acção Climática 350 (Dia de Acção Climática 2010), em que participaram cerca de 400 pessoas. Tivemos o apoio da Câmara Municipal, da ACIF e de várias empresas locais.
Ver aqui (antes), no site 350, e como foi aqui.



Participamos na coordenação do "Projecto Limpar Portugal" (20/03/2010) a nível concelhio. Tivemos a colaboração da Câmara Municipal, das Juntas de Freguesia, dos Escuteiros, de várias associações e empresas, e de cerca de 1400 famalicenses que participaram e recolheram mais de 700 toneladas de lixo das nossas florestas. Aliás, um dos elementos do nosso grupo (Nuno Mendes) foi um dos três mentores do projecto a nível Nacional.
Ver aqui (apelo),  aqui e como foi aqui.

1 comentário: