Paisagem Protegida Local das Pateiras do Ave - apresentação 14/10

Dia 14 de outubro em Fradelos, será apresentado ao público uma proposta de área protegida no baixo Ave, uma região a preservar pela biodiversidade.  O evento é promovido pela Comissão Social Inter-Freguesias (CSIF) de Fradelos, Ribeirão e Vilarinho das Cambas e está integrado no 3º Festival Visão 25, promovido pelo Município de Vila Nova de Famalicão.  O projeto será apresentado pelo seu mentor, o Ecólogo Vasco Flores Cruz.

Pretende-se a criação de uma reserva biológica enquanto herança local de e para a região, enquanto ferramenta valorizadora do território e dos seus recursos, com o envolvimento da comunidade.


«Sabia que Famalicão vai ter a sua primeira reserva biológica, construída em conjunto com a comunidade local mas de importância nacional?

Uma área com paisagens e elementos que evidenciam o grande valor estético, ecológico ou cultural.

Uma área que visa a proteção dos valores naturais e culturais existentes, realçando a identidade local, e a adoção de medidas compatíveis com os objetivos da sua classificação.

O encontro promovido pela CSIF de Fradelos, Ribeirão e Vilarinho das Cambas pretende envolver e mobilizar as comunidades locais na recuperação e valorização das antigas pateiras do baixo Ave, um espaço de reserva para aves migratórias, onde foram já identificadas cerca de 190 espécies.

Vasco Flores Cruz irá apresentar o projeto da Paisagem Protegida Local das Pateiras do Ave à Comunidade

«PROGRAMA
9h00 – Acolhimento
9h15 – Abertura da sessão _ Pedro Sena (Vereador do Ambiente)
Moderação: Judite Costa _ Presidente da Junta de Vilarinho
9h20 – Apresentação do projeto da PPL das Pateiras do Ave à Comunidade, Vasco Cruz
9h40 – “A importância de uma paisagem protegida local na qualidade de vida dos munícipes. O que oferece e o que potencia uma paisagem protegida local na economia local” _ Gonçalo Rodrigues (PPL das Lagoas de S. Pedro de Arcos e Bertiandos de Ponte de Lima)
10h00 – “A importância das paisagens protegidas locais para a conservação do património natural, nomeadamente em área densamente povoadas como o litoral norte” _ Luísa Jorge (Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas)
10h20 – “Perspetiva de um autarca local face a um projeto desta tipologia”_ Adelino Oliveira (Presidente de Junta de Ribeirão)
Coffee Break
10h40 – “Dinâmicas e evolução do negócio de turismo de natureza e birdwatching no litoral norte de Portugal” _ Carlos Palma Rio e Carla Couto (North Birding Tours)
11h00 – “Planeamento, estratégias de promoção de visitação, gestão, manutenção e resultados de espaços de visitação e observação de aves” _ Sandra Paiva Silva (EVOA, Espaço de Visitação e Observação de Aves no Estuário do Tejo)
11h20 – Encerramento _ Adelino Costa (Presidente da Junta de Fradelos)
11h30 – Visita guiada aos principais habitats da área de estudo
13h00 – Piquenique partilhado»

@famalicaovisao25 #processoparticipativolocal #paisagemprotegidalocal #pateirasdoave

Sem comentários:

Enviar um comentário