Ambientar-se "O Tema Escaldante" (resumo)


No dia 19 de janeiro de 2018 a Associação Famalicão em Transição juntou-se à ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável para trazer ao debate o tema da BIOENERGIA (biomassa, biogás, biocombustíveis) com o filme:


("THE BURNING ISSUE - When bioenergy goes bad", 2017)

Nesta primeira sessão Ambientar-se de 2018, na Casa do Território, dinamizaram o debate, Nuno Forner, da ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável, Jorge Moreira da SEA - Sociedade de Ética Ambiental, e Henrique Zamith da Associação Famalicão em Transição.

Muita informação neste documentário sobre as bionergias que não chega ao público, e muito esclarecedor foi o debate, 

Em Itália, na Rússia, na Alemanha, na Polónia e em muitos outros países, designadamente europeus,  estão a derrubar florestas para alimentar centrais a biomassa. Algumas em áreas que eram protegidas! 

Para além disso, áreas enormes de terras que eram usadas no cultivo de alimentos, agora são destinadas a culturas para biogás, obrigando à importação de mis alimentos.

Afinal, estas energias "verdes" facilmente se tornam ainda mais insustentáveis que o petróleo! Muito há a melhorar na legislação e na atribuição de subsidios à bioenergia para impedir a subversão!

No final, a ZERO distribuiu pelos presentes o Livro Negro da Bionergia (descarregue aqui, e veja 8 casos alarmantes sobre as bioenergias) .

A Associação Famalicão em Transição agradece à ZERO pelo desafio lançado, aos dinamizadores do debate, Nuno Forner e Jorge Moreira, ao Município de Vila Nova de Famalicão (Parque da Devesa/Csa do Território) pela iniciativa e parceria, aos agentes da comunicação social que colaboraram na divulgação da iniciativa, e a todos os presentes, que tanto enriqueceram a sessão.










Podem ver mais fotos aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário