Abordagens humanísticas na educação - resumo

No passado dia 27 de outubro 2017 realizou-se a sessão "Abordagens humanísticas na educação: Waldorf e Montessori", na Casa de Esmeriz, onde estiveram presentes cerca de 70 pessoas.

Carla Freitas, educadora na Casa do Sol - Associação Antroposófica - Waldorf, partilhou da sua experiência com este método desenvolvido por Rudolf Steiner, assim como Raquel Santos, mãe de 3 crianças e presidente da instituição.


Diana Ferreira, falou-nos do método criado por Maria Montessori, que tem aprofundado através de pesquisa, que prática com a sua filha, e que partilha através do blogue Taquid.

Seguiu-se um interessante e participativo período de diálogo com os participantes, entre os quais se encontravam educadores, professores, pais e outros interessados numa educação mais integral, humanizada e próxima da natureza.

Esta foi a quinta sessão aberta ao público dinamizada pelo grupo de trabalho "Educação em Transição" da Associação Famalicão em Transição.

A Associação Famalicão em Transição agradece:
  • às convidadas Diana Ferreira, Carla Freitas e Raquel Santos, pela generosidade na partilha do seu tempo e conhecimento;
  • à União de Freguesias de Esmeriz e Cabeçudos, e respetivo e Presidente, Sr. Arimndo Mourão, que apoiaram o evento e cederam as instalações;
  • a todos os participantes, que demosntraram o seu interesse numa educação melhor;
  •  e também aos elementos do grupo Educação em Transição que fizeram com que esta sessão se realizasse, e corresse tão bem.
Para além destas sessões, ao longo de 2017 o grupo tem levado a cabo reuniões com os interessados, as "Sementeiras da Educação", onde são debatidas os assuntos relacionados com a educação integral, e que levaram já a um projeto piloto integrado na escola pública, em parceria com a Escola e a Junta de Freguesia de Seide.









Mais fotos aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário