domingo, 3 de setembro de 2017

Encontro AÇÃO ECOAMBIENTAL, TRANSIÇÃO SUSTENTÁVEL E REGENERAÇÃO

A Campo Aberto e a Associação Famalicão em Transição estão a organizar um Encontro de associações e grupos de Ambiente e Transição da zona norte do país, a realizar no dia 7 de outubro na Casa do Território, no Parque da Devesa, em Vila Nova de Famalicão, com o apoio deste Município.

Este encontro procura incluir grupos, coletivos, movimentos, associações, para uma partilha num espírito de colaboração e sinergia, que se debruçará sobre a situação ecológica e ambiental do Noroeste e Norte de Portugal, e do Vale do Ave em especial, mas que terá também uma tónica no conceito de transição e de regeneração.

O encontro tem em vista a partilha de pontos de vista, troca de experiências, de interrogações, dificuldades e também aspetos e realizações positivas. Não há propriamente oradores, todos os participantes contribuirão para essa partilha.

SÁBADO 7 DE OUTUBRO DE 2017
Casa do Território, Parque da Devesa, V.N. Famalicão

CONVITE A INSCRIÇÃO
Aos movimentos e grupos, formais ou informais, associações, coletivos, entidades, ou projetos de empreendimentos a nível individual desde que já estejam em atividade.

Porquê este encontro?
Porque queremos um amanhã diferente, em que a terra, a humanidade, as espécies animais e vegetais estejam salvaguardadas — um amanhã de perenidade que supere as ameaças hoje existentes.
Porque é necessário para isso unir esforços, desenvolver a entreajuda e a solidariedade entre todas as iniciativas e movimentos que se reconhecem nesse querer.

Que programa?
De manhã, centraremos a atenção na bacia do Rio Ave; no entanto problemas semelhantes existem noutras bacias hidrográficas e por isso outros poderão tirar proveito da manhã.
De tarde, o foco dirigir-se-á para toda a região Noroeste e Norte , sendo por isso lógica e desejada também a presença dos participantes da parte da manhã.
Em ambas as sessões, os trabalhos propostos baseiam-se na troca de informações, experiências e ideias, e na partilha de dificuldades e soluções. Pretende-se que todos os participantes possam contribuir e exprimir-se. Daí a preferência dada ao método de «mesa redonda», sem distinção entre «oradores» e «público». Mesmo que, num ou noutro caso, se peça um papel de animação a uma ou outra pessoa ou organização, por motivos específicos.
Os intervenientes de índole extra-regional serão convidados a dar o seu contributo na parte final das sessões. Eventualmente, sobre pontos específicos, poderá ser solicitado esse contributo noutros momentos. 
Programa atualizado em:  https://goo.gl/Cpev4z 

Quem inscrever?
O encontro não se destina ao público em geral, pelo que os grupos e iniciativas, ao inscreverem-se, deverão fornecer os dados coletivos pedidos na ficha de inscrição, incluindo os nomes e dados das pessoas que estarão presentes pela organização.
Dado que a sessão da tarde inclui dois grupos cujos trabalhos decorrerão simultaneamente, convém que sejam inscritas pelo menos duas pessoas por cada grupo ou iniciativa.
Como se trata de um encontro de trabalho, é desejável a presença de diretores, ativistas e voluntários de cada organização participante, a inscrever por esta conjuntamente.
Inscrições individuais sem ligação a grupos ou iniciativas poderão ser consideradas mas apenas nos casos específicos já aludidos ou quando recomendadas por uma das organizações participantes.
Cada organização inscrita, formal ou informal, terá disponível um espaço no local do encontro para folhetos e publicações gratuitas ou para venda. Assinalar na ficha de inscrição se o tenciona utilizar e quais as características pretendidas.

Como inscrever-se?
Cada grupo ou iniciativa deverá remeter para contacto@campoaberto.pt com cópia para famalicaom@gmail.com os dados pedidos na ficha de inscrição (aqui) o mais brevemente possível, de modo a que se possa ir acrescentando na divulgação a presença e o apoio das organizações que aceitam ser assim mencionadas.
Os dados podem ser remetidos em ficha preenchida em papel ou como anexo de email ou simplesmente contidos em email segundo os itens indicados na ficha de inscrição.
Ficha de inscrição em: https://goo.gl/gS2TPH

Prazos:
Inscrições até 15 de setembro.  Inscrições posteriores a essa data poderão também ser consideradas. Apela-se no entanto aos interessados para que não protelem a sua inscrição a partir do momento em que admitam inscrever-se.

Contactos
Associação Famalicão em Transição - famalicaom@gmail.com
Campo Aberto - associação de defesa do ambiente - contacto@campoaberto.pt

*******************************************************************************************************

Mais informação no site da Campo Aberto (http://www.campoaberto.pt/?p=1713226http://www.campoaberto.pt/?p=1713226), (atualização a 24/9/2017)

*******************************************************************************************************