terça-feira, 18 de outubro de 2016

MOBILIZE, sessão com debate no dia 21/10

Não as vemos mas estão em todo lado e são utilizadas constantemente por todos nós. 
Será que estamos seguros no meio das radiações? 

 MOBILIZE - Um filme sobre a radiação dos telemóveis 
("Mobilize - A movie about cell phone radiation",  2014, EUA, 89 minutos, de Kevin Kunze,)
Dia 21 de outubro de 2016 (sexta) às 21h30
Na Casa do Território, Parque da Devesa, Vila Nova de Famalicão
Gratuito, entrada livre (até à lotação da sala)

Sessão AMBIENTAR-SE apresentada pela Associação Vento Norte .

Com a participação via videoconferência de Paulo Vale, Licenciado e Doutorado em Biologia, do Movimento para a Prevenção da Poluição Electromagnética .

Sinopse: «Mobilize é um documentário de investigação que explora a longo prazo os efeitos de radiação do telemóvel na saúde, incluindo tumores e infertilidade. Examinando as mais recentes pesquisas científicas e os esforços legislativos, Mobilize ilumina como o mundo financeiro corrompe a saúde pública. O filme apresenta entrevistas com inúmeros médicos, políticos, pacientes com cancro, especialistas em tecnologia, os principais associados de telecomunicações, e políticos proeminentes. Eis o resultado de mais de 3 anos de trabalho a escutar e estudar a opinião de quem percebe do assunto.»

As sessões AMBIENTAR-SE são uma parceria entre o Município de Vila Nova de Famalicão (Parque da Devesa) e instituições locais ligadas à proteção do ambiente, que constam na exibição de um filme de tónica ambiental com debate no final (em 2016, são na terceira sexta-feira do mês).

Informações: parquedadevesa@vilanovadefamalicao.org / 252 374 184

domingo, 9 de outubro de 2016

Convívio de apresentação – resumo e grupos de trabalho

No passado dia 5 de outubro de 2016, houve um encontro dos elementos da Associação Famalicão em transição, que constou de um convívio e piquenique no Parque da Devesa, da parte da manhã, e reunião de trabalho da parte de tarde.

No piquenique estiveram presentes 13 elementos e também famílias dos associados, sendo que para a reunião de trabalho se juntaram outros, no total de 20 sócios.  Na reunião , para além da apresentação da Rede de Transição e do percurso do Grupo Famalicão em Transição, formaram-se 7 grupos de trabalho:

  • Coração - coesão, coerência, comunicação
  • Educação - educação, parentalidade
  • Agricultura - agricultura ecológica ou biológica, florestas
  • Construção e Energia - construção sustentável, energias renováveis, eficiência energética
  • Alimentação e Bem-estar - alimentação, saúde, terapias
  • Artes e Saberes - artesanato, saberes antigos
  • Consumo e Comércio Justo - consumo sustentável, comércio justo

No final, cada grupo apresentou de forma muito abreviada os projetos ou atividades em que pretende avançar. Notes-se que os grupos não são estanques nem estáticos.

Aqui ficam algumas fotos do convívio e piquenique, sendo que na sessão de trabalho o empenho foi tal que ninguém se lembrou de tirar fotografias para registar o momento.