quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Lobos e Yellowstone, sessão com debate no dia 18/11


 Yellowstone: Como Lobos Mudam Rios 
Com o filme “Yellowstone: Inverno” da BBC (2009, 52 min) e o vídeo “Como Lobos Mudam Rios” (5 min)

Dia 18 de novembro de 2016 (sexta) às 21h30
Na Casa do Território, Parque da Devesa, Vila Nova de Famalicão
Gratuito, entrada livre (até à lotação da sala)

Como os lobos mudaram o curso dos rios no Parque Yellowstone

Sessão AMBIENTAR-SE apresentada e moderada pela AREA - Associação Amigos do Rio Este, que conta com a participação do Dr. Pedro Gomes, Biólogo, e do Dr. Renato Filipe Henriques, Geólogo, ambos da Universidade do Minho. .

Sinopse: A história de como o Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, ganhou nova vida após um programa de reintrodução de lobos em 1995. Depois de caçados quase até à extinção, os lobos deixaram de habitar a região durante 70 anos, o que gerou aumento descontrolado no número de veados. Como consequência, a maior parte da vegetação desapareceu, e o ecossistema foi-se deteriorando. Com a reintrodução dos lobos, os veados começaram a evitar certas áreas, que começaram a regenerar. Esta recuperação da vegetação criou habitats para muitos animais, como castores, lontras, ratos, patos, peixes, anfíbios e aves. O que se viu foi um ciclo de impactos positivos, que culminou na mudança do curso dos rios.

As sessões AMBIENTAR-SE são uma parceria entre o Município de Vila Nova de Famalicão (Parque da Devesa) e instituições locais ligadas à proteção do ambiente, que constam na exibição de um filme de tónica ambiental com debate no final (em 2016, são na terceira sexta-feira do mês).

Informações: parquedadevesa@vilanovadefamalicao.org / 252 374 184

Sem comentários:

Enviar um comentário