"O Veneno está na Mesa", registo da sessão Ambientar-se de 16/9/2016


Na sessão Ambientar-se do dia 16 de setembro, dinamizada pela Associação Famalicão em Transição, além do filme "O Veneno está na Mesa", em que são apresentados os malefícios dos "agrotóxicos" no Brasil, foi exibido também um pequeno vídeo chamado "Você sabe de onde vêm seus alimentos?", sobre uma boa parte da solução: os mercados ecológicos que estão a surgir em várias cidades desse país,  (pode ver os filmes no link).


O debate foi dinamizado pelos representantes da Chuchubio, Olívia Silva e José Mendes, que apresentaram o conceito de agricultura de proximidade, biológica e certificada, que colocam em prática numa AMAP (Associação de Manutenção de Agricultura de Proximidade). O seu testemunho foi muito importante como um caminho válido a seguir. Infelizmente não tivemos o comentário da Engª Natália Costa (Mestre em Agricultura Biológica), uma das pessoas convidadas, pois teve um imprevisto familiar de saúde e não pôde comparecer.

Estiveram presentes cerca de 60 pessoas, incluindo representantes da Quercus Braga. Embora o filme de Sílvio tender se centrasse nos malefícios dos agroquímicos e no monopólio ou oligopólio das grandes multinacionais, tentou-se que o debate se focasse mais nas soluções, e no poder que está na mão, muitas vezes sem o saberem, dos consumidores e dos pequenos produtores.

A Associação Famalicão em Transição agradece aos oradores convidados, à Câmara Municipal pela iniciativa e pelo espaço, e a todos os que estiveram presentes. Bem hajam, e que da discussão tenha saído a luz!

Fica o registo com algumas fotos da sessão e do animado debate, podendo encontrar mais na página facebook do Parque da Devesa (aqui).









Sem comentários:

Enviar um comentário