quinta-feira, 19 de julho de 2012

Hortas Urbanas de Famalicão - Inquérito aos interessados

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão disponibilizará em breve um terreno para cultivo de hortas familiares biológicas, junto ao Parque da Devesa. 

Os principais objetivos do projeto são a melhoria do bem estar dos cidadãos através do contacto com a natureza, a contribuição para a economia familiar, a sensibilização no respeito pelo ambiente, e a disseminação de boas práticas agrícolas.

Assim, uma formação básica em agricultura biológica (mínimo 18 horas) será obrigatória para os futuros utilizadores. A inclusão de pessoas com mobilidade reduzida é também um dos objetivos, pelo que estão previstos alguns talhões elevados e adequados para o efeito.

Encontra-se disponível no Portal do Município um inquérito online destinado aos futuros candidatos a utilizadores das Hortas Urbanas de Famalicão. Salienta-se que não se trata ainda das inscrições, mas de uma sondagem de opinião de modo a organizar da melhor maneira a formação e a ultimar alguns aspetos do projecto, adaptando-o às necessidades.

O inquérito também pode ser preenchido em papel no Departamento de Ambiente. Para qualquer esclarecimento contacte:

 Telefone (Dep. Ambiente):  252 301 740                             e-mail:  hufa@vilanovadefamalicao.org

terça-feira, 10 de julho de 2012

Requião Con(vida) - Festa da Compra e Venda

Dia 11 de Agosto - Festa da Compra e Venda na freguesia de Requião, no adro junto à Igreja


«Preço baixo, Sustentabilidade, Convívio, três palavras – chave para esta iniciativa iremos ter no dia 11 de Agosto das 15h até ás 24h (...)


Sem fins lucrativos, e apenas enquanto promotora de uma atividade lúdica que deseja oferecer aos habitantes da freguesia, e também de outras desde que manifestem interesse em participar, a Festa da Compra e da Venda para além de servir para um pequeno negócio pontual numa época de crise como a que atravessamos, é sobretudo um motivo para as pessoas se deslocarem a Requião e passarem uma tarde e um resto de noite cheio de convívio e alegria, num espaço privilegiado como é o adro de Requião.


Por isso todos aqueles que possam ter (e todos temos) objetos a atravancar a cave, a garagem, o sótão, e muitos dos quais já não usamos, porque estão fora de moda, por que não gostamos, ou simplesmente porque nos ofereceram e não sabemos como nos desfazer deles, podem agora ser vendidos e adquirir um novo estatuto junto do seu novo dono.


Mas nem só objetos usados fazem parte desta Venda: barraquinhas com diferentes produtos que vão desde produtos agrícolas, a artesanato urbano, colares, carteiras, bolinhos, doces, tudo á disposição para comprar e vender, e sempre debaixo do mesmo lema: Preço baixo, sustentabilidade e convívio.


Para isso só têm de ligar para se inscreverem como expositores participantes para o número 917 101 962 ou 252 311 434 (no horário da junta das 9-11h/16h-19h).


A Junta de Freguesia trata de tudo. Só tem de trazer os vossos objetos para vender e …ah, já nos esquecíamos, … sobretudo boa disposição, claro! E
Claro, não se esqueçam de divulgar, divulgar, divulgar, porque já sabem que toda a publicidade é sempre pouca!


Para aqueles que não têm tralha para vender a Junta convida-os a aparecer, para ver, para adquirir peças únicas a preços bastante acessíveis, para conviver, para conversar e sobretudo passar um dia diferente e bem passado!»

Fonte: texto enviado por e-mail por Teresa Araújo, que faz parte da organização do evento

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Horta em Hugelkultur - evolução

Em 20 de Maio de 2012, preparamos dois canteiros tipo "hugelkultur". Porque a parte teórica  foi animada, acabou demorando um pouco mais. Assim, não houve tempo para desenhar a localização das espécies de acordo com as consociações mais adequadas. Mesmo assim, passado mês e meio, já quase se não vê a palha. E ervas daninhas, que nos restantes canteiros nascem aos milhares, só apareceu uma ou outra.


20 Maio 2012

23 Maio 2012


27 Maio 2012


7 Junho 2012

23 Junho 2012

 

 7 Julho 2012

sábado, 7 de julho de 2012

Agricultura biológica (e não química)

Depoimento do engenheiro agrícola Luís Mendes sobre agricultura biológica versus agricultura química (dita "tradicional"). O texto que acompanharia este vídeo está publicado em Agricultura saudável.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Encontro para diagnóstico

Amanhã à noite, sexta-feira, dia 6 de Julho,  haverá um encontro informal, para fazermos o diagnóstico às atividades do grupo Famalicão em Transição e traçarmos novo rumo, caso haja massa crítica suficiente. 

O local previsto é no café Sagres (Edifício Sagres), junto ao Parque da Juventude, e a hora 21:45.

Mesmo que não faça ainda parte do grupo e não tenha participado nas atividades, se  vier por bem e com vontade de se juntar e contribuir com um pouco do seu tempo para ajudar a tornar Famalicão mais sustentável e resiliente, está convidada/o.