sexta-feira, 30 de março de 2012

Feira de produtos biológicos locais em Famalicão

Decorreu no passado fim de semana, em 24 e 25 de Março de 2012, a primeira mostra/feira de produtos biológicos locais, organizada pelo CEAB - Centro de Estudos e Atividades Ambientais da Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. 

Integrada na 2ª edição da Semana da Primavera Biológica, lançada pelo Movimento Plantar Portugal, o sucesso da iniciativa leva a crer que foi a primeira de muitas iniciativas no Município no sentido de promover a agricultura sustentável e a alimentação saudável.

Aqui ficam algumas fotos, com os agradecimentos à Dra. Ana Silva do CEAB, que testemunham o sucesso, o bom aspeto dos produtos e o interesse suscitado aos famalicenses. E não foi esquecido um cantinho para os mais novos.































Documentários de transição - agradecimentos 2ª sessão


No dia 17/03/2012, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, ocorreu a 2ª sessão de  documentários de transição em Famalicão, com a exibição do vídeo da palestra TED de Rob Hopkins e do documentário "In Transition 1.0". No final de cada exibição houve tertúlia com os permacultores Joana Costa e Yassine Benderra.

O Grupo Famalicão em Transição agradece a presença das cerca de 50 pessoas compareceram na sessão, inclusive dos membros do Grupo Braga em Transição, e aos convidados Joana Costa e Yassine Benderra pelo testemunho que deixaram e pela excelente dinamização da tertúlia!  Muito obrigada a todos por enriquecerem a sessão e a Transição em Famalicão.

Agradecemos também: à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, pela colaboração prestada através da disponibilização do auditório e na divulgação, ao Núcleo de Braga da Quercus pela divulgação, e aos semanários Jornal Opinião PúblicaJornal Cidade Hoje e Jornal de Famalicão pela publicação do evento nos seus jornais.  




Podem ver algumas das fotos aqui (mais algumas no Facebook), e as filmagens aqui.

quinta-feira, 15 de março de 2012

"Em Transição": Programa da 2ª sessão de documentários


Programa:
  • 14:15 - Recepção
  • 14:25 - Apresentação (5 min)
  • 14:30 - Filme: Palestra de Rob Hopkins no TED (20 min)
  • 14:50 - Comentários dos convidados e tertúlia/debate 
  • 15:15 - Intervalo com pequeno lanche
  • 15:30 - Início da 2ª parte - exibição do filme "In Transition 1.0"  (50 min)
  • 16:20 - Comentários dos convidados e tertúlia/debate 
  • 16:45 - Final

quarta-feira, 14 de março de 2012

Fim de Semana da Primavera Biológica

"O Departamento do Ambiente através do CEAB (Centro de Estudos e Atividades Ambientais) de Vila Nova de Famalicão aceitou o convite do Movimento Plantar Portugal e vai integrar a 2ª Edição da "Semana da Primavera Biológica". Assim, irá promover um fim de semana Biológico com uma mostra/feira de produtos biológicos, dando desta forma a conhecer aos Famalicenses e outros, os produtores locais e a variedade de produtos gerados, bem como os benefícios para a Saúde, Ambiente e Bem-Estar, que a produção biológica promove.

Neste evento estarão presentes os seguintes produtores: Sociedade Agro Turística Reais de Santiago - Quinta de Pindela, Quinta do Godinho, Maria Alice Castro - Quinta da Costa, Nascente d'Aromas, Erva Limão, Cantinho Biológico, Campo da Agra e JSG BIO.

A iniciativa decorrerá no fim de semana de 24 e 25 de Março, na Praça Cupertino de Miranda, no centro da cidade. 

Desde já fica convidado a aparecer e provar e comprovar o que de melhor a terra nos dá!"


quarta-feira, 7 de março de 2012

2ª sessão de documentários: Em Transição

Compareça na  2ª sessão de documentários de transição e veja como experiências de transição estão a mudar a vida de comunidades  para uma vivência mais sustentável, interligada e feliz! 

A sessão ocorrerá  no próximo dia  17 de Março, sábado às 14:15 horas, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, e serão exibidos:

  • Documentário "Em Transição 1.0" (49 min). "In Transition 1.0" é o primeiro filme detalhado sobre o movimento de transição filmado pelos que o conhecem melhor, os que estão a fazer acontecer no terreno.
As exibições serão intercaladas com debate/tertúlia com os convidados Yassine Benderra e Joana Costa, permacultores e monitores de cursos de design em permacultura (PDC). Conheçam-nos um pouco melhor nos sites do Espaço Compasso ou do 1º curso PDC (Permaculture Design Course) no Porto, em que são dois dos formadores.

Inscrição através do mail famalicaom@gmail.com.  Inclui um pequeno lanche. Pede-se aos participantes 1 euro para contribuição nas despesas.