2ª Reunião Caminhada pelo Clima Famalicão

Resumo da 2ª Reunião sobre a Caminhada pelo Clima Famalicão

Dia 9 de Setembro de 2010,  21.30 - 23.15, no café restaurante Praça, Talvai, V.N. Famalicão
Presenças: Albertina Pereira, Ana Berta Rego,  Clara Drave, Cristiana Caldas, Lígia Silva, Luciana Lopes,  Luísa Aguiar, Manuel Cruz, Graça Marques, Manuela Araújo, Marta Moniz ,  Sandra Costa, Susana Costa

1. Apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão
Após um e-mail inicial enviado por Manuela em nome do grupo organizador inicial da Caminhada pelo Clima Famalicão, foi obtida resposta positiva e encorajadora do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, que indicou o Sr. Paulo Machado Ruivo, Chefe do Gabinete de Apoio à Presidência, como a pessoa a quem devemos fazer chegar directamente os nossos.
2. Meios de divulgação do evento
  • Albertina enviou um comunicado de imprensa para vários órgãos de comunicação social local, não tendo ainda havido resposta. No entanto, constatou-se que o semanário Cidade Hoje publicou um texto sobre a iniciativa na última página da edição desta semana.
  • Panfletos já adaptados pela Cristiana. Prontos a ser impressos, em impressora, ou através de gráfica. Luciana ficou de contactar uma gráfica em Amares
  • Cartaz – falta fazer o design. Cristiana contactou Jorge Ribeiro, que se disponibilizou para o efeito. Manuela fornecer-lhe-á as indicações e material.


    • Foi sugerido pela Luísa aplicar cartazes nos supermercados;
    • Outros locais: Juntas de Freguesia, Escolas,…
    • Sr. Alcino Monteiro, funcionário da Câmara Municipal, e ligado aos transportes públicos, disponibilizou-se para a colocação dos cartazes nas camionetas (TUF’s, eventualmente outros)
  • Manuel Cruz já informou o Presidente da Junta de Ribeirão, e irá contactar a Associação da Graxa.
  • Nuno Mendes contactou por e-mail a Greenpeace Portugal, não tendo ainda à data, obtido resposta.
  • Marta ficou de informar o Padre de Calendário, e Graça o Padre da Trofa, para divulgação nas missas.
  • Escolas – Na semana anterior ao início das aulas, foi quase impossível o contacto com os professores, devido às reuniões. No entanto, Susana contactou já o Agrupamento da Júlio Brandão. Marta tentou contactar o Vereador da Educação, mas não conseguiu ainda. O contacto será feito através do Sr. Paulo Ruivo.
4. Percurso da Caminhada
Ana Berta apresentou uma proposta de percurso para a caminhada pelo centro da cidade, com cerca de 7 km. Foi sugerido, no entanto, que o percurso não deveria ter mais de 5 km, já que se espera a adesão de crianças e eventualmente de idosos.
Foi então decidido um percurso mais curto (Parque Juventude / Piscinas / Rotunda D.Sancho/ Rotunda Bargos/ Rotunda Pombinhas/Av. Marechal Humberto Delgado/Av. Carlos Bacelar/ Rotunda Sto António/ Rua Adriano Pinto Basto / Av. 25 Abril / Praça 9 de Abril / Rua Barão da Trovisqueira / Av. França / Rua P. Benjamim Salgado)
A parte do percurso para pessoas com mobilidade condicionada será previamente testada (Sandra) .

5. Patrocínios
Serão necessários patrocínios para que se consiga passar a mensagem de sensibilização. A exemplo do movimento Limpar Portugal, não haverá dinheiro envolvido, quem quiser colaborar fornece os bens ou serviços directamente.
São necessários os seguintes patrocínios:
  • Material de divulgação – papel e impressão de panfletos e cartazes (Luciana e ?)
  • T-shirts brancas – Marta ficou de contactar 3 empresas para o efeito.
  • Estampagem das T-shirts brancas (?)
  • (Eventualmente transportes até e do Parque da Juventude na manhã de 10/10/10)
Sandra ficou de contactar grandes cadeias que tenham por missão “cuidar do ambiente”, a sugestão da Luísa, para os patrocínios (Radio Popular, Worten, LIDL, Continente)

6. Outras questões
7. A seguir
  • Foi abandonada a distribuição de horários dos TUF´s, no entanto o blogue Famalicão por um Mundo Melhor terá uma página com horários das transportadoras locais, para promoção da utilização de transportes públicos.
  • Próxima reunião agendada para o dia 15 de Setembro, às 21:30 horas, quarta-feira, no mesmo local (Restaurante-Café Praça, Rua João Pinto de Azevedo, n.º 171, Talvai – Vila Nova de Famalicão )

Sem comentários:

Enviar um comentário