1ª Reunião Caminhada pelo Clima Famalicão

Resumo da 1ª Reunião sobre a Caminhada pelo Clima Famalicão
Dia 31 de Agosto de 2010,  21.30 - 23.15, no café restaurante Praça, Talvai, V.N. Famalicão
Presenças: Albertina Pereira, Ana Berta Rego, Cristiana Caldas, Lígia Silva, Luciana Lopes, Manuel Cruz, Graça Marques, Manuela Araújo, Marta Moniz , Nuno Mendes, Sandra Costa

1. Apresentação do movimento 350.org e do evento global 10/10/10 :
Liderado pelo ambientalista norte americano Bill Mckibben, o movimento 350.org  tem como objectivo que seja fixado como meta a concentração máxima de CO2 na atmosfera de 350 ppm.

"A 350.org é uma campanha internacional que visa criar um movimento para unir o mundo em torno de soluções para a crise climática – as soluções que a justiça nos exige".Fonte : 350 - Nossa Missão

"350 partes por milhão é aquilo que muitos cientistas, especialistas em clima e governos progressistas consideram agora ser o limite superior de segurança para a quantidade de CO2 na nossa atmosfera." Fonte : A Ciência de 350

Juntamente com a campanha 10:10, preparam um dia de acção a nível global para o dia 10 de Outubro de 2010 - com o objectivo de chamar a atenção de todos e dos políticos para a necessidade de reduzir as emissões de gases com efeito estufa, a que chamaram 10/10/10 - Global Work Party ou Festa de Trabalho Global.

"A 10/10/10 vamos mostrar que temos as pessoas que podem fazer isto – mas precisamos de políticas de energia ousadas por parte dos nossos líderes políticos para fazer isto numa escala que realmente faça a diferença. O objectivo do dia não é resolver a crise de clima com um projecto de cada vez, mas enviar uma mensagem política bem definida: se nós podemos colocar mãos à obra,  vocês também podem – no que diz respeito à legislação e aos tratados que tornarão todo o nosso trabalho mais fácil no longo prazo." Fonte: 10 de Outubro - Um Apelo à Acção

2. Acção em Famalicão: Caminhada pelo Clima Famalicão 10/10/10
Objectivo: Sensibilizar para a necessidade de redução das emissões de CO2 e outros gases com efeito de estufa, quer a nível de acção individual, quer a nível de acção política.
Ponto de partida: Uma caminhada a começar às 10.00 no Parque da Juventude, sendo a hora de encontro às 09.30.

Divulgação do evento
- a contactar as escolas secundárias Camilo Castelo Branco, D. Sancho I, Didaxis S. Cosme e Riba d'Ave, P. Benjamim Salgado e Bernardino Machado - Cristiana Caldas
- a contactar  EB23 Júlio Brandão e respectivo agrupamento de escolas do 1º ciclo - Marta Moniz
- a contactar jornais e rádios - Albertina Pereira
- a contactar associações - Luciana Lopes
- a contactar Câmara Municipal e Juntas de Freguesia - Manuela Araújo
- a contactar Greenpeace Portugal e outras entidades - Nuno Mendes 

Meios de divulgação do evento, para além dos contactos
- pequenos panfletos impressos a distribuir em cafés,...  - Cristiana Caldas,
- posters para colocar nas escolas, nas Juntas, ... - ?,
- falta ainda fazer o design de adaptação do material existente em 350.org para a Caminhada pelo Clima Famalicão - ?

3. Percurso (Ana Berta Rego)
O percurso da caminhada terá cerca de 5 km, de modo a não ultrapassar as duas horas.
Foram debatidos os pontos de interesse a passar, tendo sido sugerido as igrejas de Antas, Famalicão e Calendário (eventualmente), entre outros de preferência a passar à hora de acabar as missas, se possível, para sensibilizar mais pessoas.
Foi sugerido que o percurso possa passar por quintas ou empresas com práticas sustentáveis, se tal for viável. Assuntos a pesquisar e a discutir na próxima reunião.
Parte do percurso deverá ser acessível, para que as pessoas com mobilidade condicionada possam participar.

4. Sensibilização
Como meio de sensibilização, serão escolhidas diversas dicas em frases muito curtas, que estarão expostas nos organizadores da caminhada e outras pessoas participantes.
Dicas como: "apagar as luzes se não são precisas", "comprar electrodomésticos de eficiência A+", "preferir lâmpadas baixo consumo", "comer menos carne", "calafetar janelas", "plantar árvores autóctones", "reutilizar embalagens", "reciclar papel", "prefiro transportes públicos", ....
Todos se comprometeram a pensar em frases até à próxima reunião.

Foi discutido o modo como essas frases serão expostas: de preferência estampadas ou desenhadas em T-shirts brancas. Vai-se tentar arranjar patrocínio para as T-shirts (Luciana Lopes, Marta Moniz)
Surgiram alternativas, a discutir na próxima reunião, caso não seja possível optar pelas T-shirts.

Outras ideias que surgiram, a tentar ver se é possível concretizar até à próxima reunião:
- No local de partida / chegada, pequenos stands de empresas locais para divulgação de práticas sustentáveis
- Distribuição de horários dos TUF´s para promoção da utilização de transportes públicos

5. Outras questões
- Contactar, avisar e solicitar a colaboração da Câmara Municipal. Verificar se é necessário contactar Governo Civil (Manuela Araújo) 
- Descobrir empresas e quintas locais que apostem na protecção do ambiente e nas práticas sustentáveis - Sandra Costa


6. A seguir
Criar um endereço de e-mail destinado à Caminhada pelo Clima Famalicão, para centralizar a informação (Manuela Araújo) - vnf350@gmail.com
Foi também criado um blogue destinado a iniciativas pelo ambiente e sustentabilidade em Famalicão - Famalicão por um Mundo Melhor  (http://famalicaomelhor.blogspot.com/), onde se dará conta do historial deste evento (entre outras acções que possam ser divulgadas).

Próxima reunião agendada para o dia 9 de Setembro, às 21:30 horas, no mesmo local (Restaurante-Café Praça, Rua João Pinto de Azevedo, n.º 171, Talvai – Vila Nova de Famalicão )

4 comentários:

  1. O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente, por isso, mãos à obra e aqui vamos nós :-) dia 9 lá estaremos novamente. Um bem haja Manuela pela inciativa e dedicação. Obrigada.

    Sandra Costa

    ResponderEliminar
  2. Sandra, é verdade, o futuro é o resultado do presente e do passado, mas com o passado, apenas podemos aprender. Por isso, mãos à obra no presente!

    Obrigada :)

    ResponderEliminar
  3. Apóio toda iniciativa ambiental, então não poderia esquecer de deixar meu recado elogiando o blog!!!:)

    ResponderEliminar